Alagoas

Sedics e Ufal avançam em parceria para instalar Armazém Alagoas + Cooperativa no campus de Arapiraca

Projeto busca fortalecer agricultura familiar e economia solidária com loja e Clube de Compras dentro da universidade

07/03/2026
Sedics e Ufal avançam em parceria para instalar Armazém Alagoas + Cooperativa no campus de Arapiraca
Reunião debate implantação do Armazém Alagoas + Cooperativa no campus da UFAL em Arapiraca. - Foto: Ascom Sedics

Livia Leão/Ascom Sedics

A implantação do Armazém Alagoas + Cooperativa no Agreste alagoano foi tema de reunião realizada na tarde desta sexta-feira (6), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). O encontro contou com a presença da equipe da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, representantes da Unicafes Alagoas e do professor doutor Leonardo Leal, da Ufal.

Durante a reunião, foi discutida uma parceria com a Incubadora de Tecnologias Sociais da UFAL (ITES/UFAL) para a implantação da loja dentro do Campus de Arapiraca. A proposta visa criar um ponto permanente de comercialização para produtos da agricultura familiar, cooperativas, associações e empreendimentos de economia solidária da região.

A iniciativa surge em uma área marcada pela forte presença de agricultores familiares e arranjos produtivos locais. Com o novo espaço, os produtores do Agreste poderão ampliar os canais de venda e se conectar diretamente com estudantes, professores, servidores e a comunidade do entorno da universidade.

Além da comercialização direta, o projeto prevê ações de formação, assistência técnica e articulação de redes produtivas. O objetivo é transformar o espaço em um ambiente de aprendizagem e inovação social, aproximando-se de uma universidade de experiências de economia solidária desenvolvida no território.

Outro destaque da iniciativa é a criação de um Clube de Compras, voltado para docentes, técnicos administrativos e estudantes da UFAL. O modelo permitirá a realização de pedidos periódicos com pagamentos digitais e retirada de produtos no próprio ponto de comercialização, ampliando o acesso a alimentos e produtos da agricultura familiar.

Para o secretário executivo do Cooperativismo, Benedito Júnior, a iniciativa representa mais um passo na estratégia de fortalecimento das redes de economia solidária no estado. "A proposta do Armazém Alagoas + Cooperativa é aproximar quem produz de quem consome, criando canais mais justos e sustentáveis ​​de negociações. Ao trazer essa iniciativa para dentro da universidade, também estamos criando um espaço de aprendizado, inovação e fortalecimento das economias locais, especialmente para agricultores familiares e solidários do Agreste", destacou.

A expectativa é que o espaço se consolide como referência para a comercialização solidária na região, contribuindo para a geração de renda, valorização da produção local e integração entre universidade e sociedade.