Alagoas

Projeto Respirar completa dois anos ampliando o cuidado respiratório infantil em Alagoas

Iniciativa da Sesau já beneficiou 369 crianças, evitando procedimentos invasivos e promovendo qualidade de vida

19/01/2026
Projeto Respirar completa dois anos ampliando o cuidado respiratório infantil em Alagoas
Projeto Respirar oferece atendimento especializado a crianças com problemas respiratórios em Alagoas.

Ruana Padilha / Ascom Sesau

Criado para ampliar o atendimento especializado a crianças com comprometimento das vias aéreas, o Projeto Respirar, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), completa dois anos nesta segunda-feira (19). Ao longo desse período, 369 crianças foram atendidas em todo o estado, recebendo assistência qualificada, acesso ao diagnóstico precoce e intervenções que evitam procedimentos mais invasivos, aumentando as chances de recuperação.

Nesses dois anos, o projeto realizou mais de 1.400 procedimentos endoscópicos, 914 procedimentos de média e alta complexidade, além de 21 decanulações, permitindo a retirada definitiva da cânula traqueal. O Projeto Respirar também evitou a realização de traqueostomia em mais de 80 casos, reduzindo riscos, internações prolongadas e impactos no desenvolvimento infantil.

O serviço conta com o apoio da Secretaria de Estado da Primeira Infância (Cria) e é realizado por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e fonoaudiólogos, garantindo uma linha de cuidado completa para as crianças.

O coordenador do Projeto Respirar e cirurgião torácico, Wander Mattos, destaca a importância da iniciativa para a qualidade de vida dos pacientes. “O Projeto Respirar representa um avanço significativo no cuidado às crianças com comprometimento da via aérea em Alagoas. Ao garantir atendimento precoce e especializado, conseguimos não apenas tratar casos complexos, mas também evitar procedimentos invasivos, reduzir internações prolongadas e devolver qualidade de vida às crianças e tranquilidade às famílias”, afirma.

Segundo Mattos, a iniciativa mudou a realidade das crianças com comprometimento das vias respiratórias. “Hoje comemoramos uma linha de cuidado completa, com o ambulatório de Via Aérea Pediátrica, uma Central Móvel de Atendimento que leva profissionais especializados até as unidades de saúde para realizar busca ativa e diagnóstico mais assertivo, além do Centro Cirúrgico”, informa.

Para o coordenador, o Projeto Respirar é um compromisso conjunto do Estado com as famílias. “Nós do grupo Respirar agradecemos às famílias pela confiança e temos certeza de que sempre faremos o nosso melhor porque amamos o que fazemos. Agradeço também ao Governo de Alagoas por garantir o funcionamento pleno do projeto, desde a regulação, farmácia e hospital estruturado, para que nada falte às crianças e suas famílias”, finaliza Wander Mattos.