Alagoas
Janeiro Branco: Núcleo de Qualidade de Vida da SSP realiza seminário na base operacional do BPTran
Ação reforça importância do bem-estar emocional e da saúde mental entre policiais militares
O Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado da Segurança Pública deu início, na manhã desta quarta-feira (14), às atividades do Janeiro Branco, campanha dedicada à conscientização e ao cuidado com a saúde mental. As primeiras ações de 2024 foram realizadas no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), localizado no bairro do Prado.
Lançada em 2014, a campanha Janeiro Branco propõe uma reflexão sobre a importância do bem-estar emocional. Este ano, o tema central é “Paz, Equilíbrio e Saúde Mental”, e as atividades na unidade militar buscaram sensibilizar os policiais militares para uma atuação mais saudável e segura.
Segundo a sargento Ana Rafaela Meneses, chefe do setor de Promoção à Saúde do Núcleo de Qualidade de Vida da SSP, situações de estresse inerentes à profissão podem aumentar a incidência de transtornos mentais entre os agentes. Ela destaca que o Núcleo atua não apenas no enfrentamento desse desafio, mas também de outras questões psicológicas que afetam o desempenho dos profissionais de segurança.
“A Rede QualiVida oferece acompanhamento especializado não só para policiais e bombeiros, mas também para seus dependentes. O objetivo é auxiliar ao máximo no enfrentamento de qualquer tipo de doença, para que não haja prejuízo ao trabalho ou à vida pessoal dos agentes”, afirmou a sargento.
A programação inclui visitas regulares a todas as sedes operacionais das forças de segurança pública, com foco na prevenção do adoecimento mental e no incentivo ao acompanhamento psicológico.

“As atividades do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria são contínuas. Ao longo do ano, realizamos essas visitas, alterando apenas a temática. É importante ressaltar que a Secretaria de Segurança Pública está comprometida com a promoção da saúde mental, ofertando essas ações e promovendo momentos de qualidade de vida para todos os servidores”, reforça a sargento Rafaela.
No próximo dia 29, será realizado um evento sobre o Janeiro Branco voltado para integrantes de todas as forças de segurança, com participação do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026