Alagoas
Hospital Regional de Palmeira dos Índios garante atendimento humanizado por meio da regulação
Unidade utiliza sistema de regulação para organizar acesso a leitos, consultas e exames, priorizando eficiência e acolhimento
Para assegurar um atendimento ágil, organizado e de qualidade, o Hospital Regional de Palmeira dos Índios (HRPI) dispõe de uma estrutura moderna, equipe qualificada e diversas especialidades médicas. O acesso aos serviços ocorre por meio de um sistema de regulação, que direciona os pacientes conforme o perfil clínico e a necessidade assistencial.
O sistema de regulação é fundamental para que cada paciente seja encaminhado corretamente às vagas disponíveis de leitos, consultas e exames, evitando deslocamentos desnecessários e promovendo maior eficiência no atendimento. No HRPI, a regulação é requisito indispensável para o acesso aos serviços da unidade.
Segundo a coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do hospital, Ana Rosa Ribeiro, o processo permite identificar se o paciente se enquadra no perfil assistencial da instituição.
.jpg)
“Por meio da regulação, verificamos se o paciente se adequa ao nosso perfil de atendimento. Quando ele se encontra em outra unidade de saúde, a solicitação de transferência é realizada via Central de Regulação do Estado, pelo setor responsável da instituição”, explicou a coordenadora.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) é responsável pela operação do Complexo Regulador Estadual, que organiza e monitora o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Amparado pela Portaria nº 1.558/2008 do Ministério da Saúde, o modelo é composto por três centrais de regulação: leitos, atendimento ambulatorial e urgência e emergência, sendo esta última executada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com a diretora-geral da unidade, Walquíria Bulhões, o Governo do Estado prioriza um serviço humanizado e igualitário à população.
“O Governo do Estado desempenha um serviço humanizado e, com isso, oferecemos um atendimento igualitário. Seguiremos desempenhando nossas atividades e prestando o melhor serviço à população que dele necessita”, concluiu a direção.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
4ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026