Alagoas

Mestrado profissional em saúde da família abre inscrições para nova turma

Prazo de submissões segue até 6 de março; Ufal disponibiliza 18 vagas e aulas começam em agosto

Jacqueline Freire – jornalista 13/01/2026
Mestrado profissional em saúde da família abre inscrições para nova turma

Já estão abertas as inscrições para a turma 6 do Mestrado Profissional em Saúde da Família  (ProfSaúde). O curso é gratuito e tem duração de 18 a 24 meses, com 975 horas de carga horária e 600 vagas para todo o Brasil, sendo 18 – entre ampla concorrência e cotas – para a Universidade Federal de Alagoas (Ufal): seis para médicos do Programa Mais Médicos do Brasil (PMMB), seis vagas para profissionais da saúde e uma vaga para servidor da Universidade (Programa de Capacitação Interna).

Quem pode participar

As vagas são direcionadas a médicos do PMMB, que devem ter diploma de graduação em Medicina reconhecido pelo MEC, estarem trabalhando no Programa Mais Médicos, ser médico intercambista (pessoa brasileira formada no exterior; ou pessoa estrangeira formada no exterior), além de ter previsão de concluir a especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC) até abril de 2026 ou já ter concluído a especialização iniciada no âmbito do Programa Médicos pelo Brasil (AgSUS).

Já para as vagas multiprofissionais podem se inscrever graduados em Educação Física; Enfermagem; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Nutrição; Odontologia; Psicologia; Saúde Coletiva; Serviço Social; Terapia Ocupacional; ou Medicina. Além do diploma, o candidato deve estar trabalhando ativamente em, pelo menos, uma das seguintes condições: docente, preceptor e/ou tutor de um dos seguintes programas de instituições públicas de ensino superior ou órgãos públicos:  Residência de Medicina de Família e Comunidade;  Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Residência em Enfermagem em Saúde da Família. Além disso, deve estar em cargo ou função de gestão (coordenadores, gerentes, diretores) na Estratégia Saúde da Família/APS, Vigilância e Serviços relacionados diretamente à APS; atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF)/APS ou em serviço com relação direta e constante com a APS e na área da sua formação acadêmica: Saúde bucal; ESF Ribeirinha; ESF Fluvial; Atenção Básica à Saúde Indígena; Consultório na Rua; Equipe de Atenção Básica Prisional; Equipes E-Multi; Centros de Atenção Psicossocial; Policlínicas ligadas à APS; Secretaria de Atenção Especializada (SAE); Serviço de atendimento à vítima de violência sexual (SAVVIS); Centros de Especialidades Odontológicas (CEO); Centros Especializados em Reabilitação (CER); ou Serviço de Atenção Domiciliar (SAD).

Os candidatos ao PCI devem seguir as recomendações do edital disponível na página da Famed. https://famed.ufal.br/pt-br/po...

Inscrições

As inscrições seguem abertas até o dia 6 de março. Para se candidatar às vagas ofertadas pela Ufal, basta acessar o formulário via Sigaa. A seleção será feita em três etapas: na primeira, os candidatos participam de uma prova escrita e discursiva, que acontece no dia 27 de março, das 9h às 13h.É possível solicitar condições especiais para realização da prova no ato da inscrição, como Intérprete de Libras; sala de amamentação; prova com letra ampliada; tempo adicional para a realização das provas; sala isolada para pessoa com doença contagiosa; sala de fácil acesso para pessoa com limitação física. Para ter direito às condições especiais é necessário anexar o laudo médico ou outro documento que possa ser solicitado pela Universidade.

Os aprovados terão seus currículos analisados pela banca no período de 22 de abril a 4 de maio. Por fim, quem passar pelas duas etapas e for aprovado participa de uma entrevista nos dias 18 a 26 de maio.

O resultado preliminar será divulgado em 17 de junho. Já as matrículas acontecem de 23 a 31 de julho, e as aulas iniciam no segundo semestre, no dia 11 de agosto.

Mais informações, confira o edital

ProfSaúde

O objetivo do ProfSaúde é formar mestres em Saúde da Família para atuação na Atenção Primária à Saúde em todo o Brasil. O programa qualifica profissionais para atender às necessidades da população e contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede Nacional é formada por 44 Instituições de Ensino Superior (IES), e seis unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizadas em todos os estados brasileiros.

Na Ufal, o ProfSaúde é coordenado pela professora Josineide Sampaio, da Faculdade de Medicina (Famed). Mais informações no site, ou pelo endereço: [email protected]