Alagoas

Governador nomeia Lean Araújo para o cargo de procurador-geral de Justiça

Reconduzido para o biênio 2026/2027, Lean Araújo assume o comando do MPAL pela quinta vez após ser o mais votado na eleição interna.

Severino Carvalho / Agência Alagoas 12/01/2026
Governador nomeia Lean Araújo para o cargo de procurador-geral de Justiça
Governador Paulo Dantas nomeia Lean Araújo para novo mandato à frente do MPAL no biênio 2026/2027. - Foto: Edvan Ferreira - Agência Alagoas

O governador Paulo Dantas nomeou, na tarde desta segunda-feira (12), Lean Araújo para o cargo de procurador-geral de Justiça. A escolha foi feita a partir da lista tríplice formada após eleição realizada em 5 de janeiro entre os membros do Ministério Público de Alagoas (MPAL), na qual Lean Araújo foi o candidato mais votado.

A cerimônia de assinatura do decreto ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e reuniu promotores, procuradores de Justiça, secretários de Estado, deputados estaduais e outras autoridades.

Lean Araújo será reconduzido ao cargo para liderar o MPAL durante o biênio 2026/2027. O novo mandato está previsto para começar no final de abril de 2026.

“Seguimos a escolha da maioria dos membros do Ministério Público, que concedeu a maior votação ao procurador-geral Lean Araújo, agora nomeado para o cargo pela quinta vez. Isso demonstra o reconhecimento ao seu trabalho sério, dedicado e comprometido com a democracia e a Constituição”, afirmou Paulo Dantas durante a assinatura do decreto.

Na eleição que definiu a lista tríplice, realizada em 5 de janeiro, seis candidatos concorreram. Lean Araújo obteve 111 votos, seguido por Maurício Pitta, com 94 votos, e Isaac Sandes Dias, com 90.

Lean Araújo destacou que o principal desafio à frente do Ministério Público é manter o diálogo com as instituições, especialmente com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

“A partir desse diálogo institucional é possível avançar internamente no Ministério Público de Alagoas, fortalecendo a política interna. Espero que essas conquistas possam se traduzir em ações efetivas para a sociedade alagoana”, afirmou Lean Araújo, ressaltando a responsabilidade de ser reconduzido ao cargo.

“Assumir a chefia da instituição pela primeira vez gera expectativa, mas a recondução aumenta ainda mais a responsabilidade. Meu compromisso é com os membros do Ministério Público, com os servidores e, principalmente, com o bom serviço prestado à sociedade alagoana”, acrescentou.

Estiveram presentes à solenidade os secretários de Estado Vitor Pereira (Governo), Felipe Cordeiro (Gabinete Civil) e Renata dos Santos (Fazenda); o presidente da Associação do MPAL, Givaldo Lessa; o diretor da Escola Superior, Marcos Rômulo Maia; o presidente da Comissão Eleitoral, Walber Valente; os deputados estaduais José Wanderley e Marcelo Victor, presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas; além do delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, entre outras autoridades.