Alagoas

Sinal verde para o verão: IMA divulga balneabilidade e aponta apenas 4 trechos impróprios em Alagoas

Temporada começa oficialmente neste domingo (21); banhistas devem evitar pontos específicos na Barra, Ponta Verde e Maragogi

Redação com agências 19/12/2025
Sinal verde para o verão: IMA divulga balneabilidade e aponta apenas 4 trechos impróprios em Alagoas
Sinal verde para o verão: IMA divulga balneabilidade e aponta apenas 4 trechos impróprios em Alagoas - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O verão começa neste domingo (21) com boas notícias para os amantes do litoral alagoano. O novo boletim de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nesta semana, confirmou que a grande maioria das praias está própria para banho.

Dos 68 pontos monitorados em todo o estado, apenas quatro foram considerados impróprios e exigem atenção dos banhistas. São eles:

  • Maceió: Trecho da Praia da Ponta Verde.
  • Barra de São Miguel: Rio Niquim.
  • Maragogi: Trecho em frente à Escola Manoel Messias (Povoado São Bento).
  • Maragogi: Foz do Rio Persinunga.

Atenção às Algas

Embora as praias da Avenida e do Sobral, em Maceió, tenham sido classificadas como próprias (níveis de bactérias aceitáveis), o IMA faz um alerta importante: a população deve evitar o banho nas áreas com floração de algas, fenômeno comum nessas regiões que pode causar irritações e problemas de saúde.

O monitoramento segue os critérios do CONAMA, avaliando a presença de coliformes fecais (Escherichia coli) na água. A recomendação é consultar o boletim semanalmente.