Alagoas
Homenagens a personalidades do SUS marcam última assembleia do ano do Cosems-AL
Secretários e técnicos municipais de saúde participaram nesta sexta-feira (19), em Maragogi, da última assembleia do ano do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), que contou com as prestações de contas técnica e a financeira da instituição, apresentadas pelos coordenadores de Apoio Técnico , Joelson Lisboa e do Administrativo e Financeiro Jackson Barros, respectivamente. A última reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR) da 1ª e 2ª Macrorregiões de Saúde também se deu na assembleia.
Na oportunidade foram homenageadas três personalidades que muito contribuem para a saúde pública com a 4ª edição da medalha Josinete Marques, enfermeira sanitarista que deixou legado ímpar na saúde pública.
Os homenageados dessa edição foram o renomado cardiologista José Wanderley; a assistente social e secretária executiva da Comissão Intergestora Regional (CIR), Lenise Abreu, e a assistente social e secretária de Saúde de Maragogi, Sônia Moura.
A atuação profissional do presidente do Cosems-AL Rodrigo Buarque e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) também motivou o reconhecimento da equipe técnica do Conselho, encabeçado pela secretária executiva da instituição, Kátia Betina, com a entrega de quadros com registros fotográficos da Jornada Solidária, que beneficiou em março de 2020 os desabrigados e desalojados das chuvas de Santana do Ipanema, Olivença e Poço das Trincheiras; outro do projeto Intercâmbio, que tem como objetivo fortalecer a troca de experiências com outros Cosems, já tendo realizado com os do Tocantins; Rio Grande do Norte; e do Piauí.
Também ficará nos anais desta gestão do Cosems-AL os quadros sobre o Prêmio Josinete Marques; e do projeto Cosems Pela Vida, voltado à conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A iniciativa pioneira da TV Cosems entre os Cosems do Brasil também merece destaque, uma vez que a TV se tornou referência como uma ferramenta de valorização do SUS.
A Série Documental “Eu Sou o SUS” está entre as ações inovadoras e surgiu durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19 nos municípios alagoanos.
Segundo Rodrigo, é fundamental deixar para as futuras gerações a atuação, os desafios e as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores municipais de saúde .
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
5DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil