Alagoas
Selo Alagoas pelo Clima certificará instituições em janeiro
Iniciativa do Governo de Alagoas e Fiea reconhece organizações que atuam na redução de emissões de gases de efeito estufa. Cerimônia de entrega será realizada no dia 20 de janeiro, em Maceió.
Ascom IMA/AL e Fiea
O resultado da primeira edição do Selo Alagoas pelo Clima será divulgado no dia 12 de janeiro, reconhecendo instituições públicas e privadas empenhadas na redução da emissão de gases de efeito estufa. A iniciativa é promovida pelo Governo de Alagoas, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
Com o objetivo de incentivar boas práticas ambientais e a descarbonização no estado, o Selo contará com uma cerimônia de certificação das organizações contempladas, marcada para o dia 20 de janeiro, no auditório da Casa da Indústria.
Além da entrega dos certificados, o evento terá a apresentação de iniciativas do Sistema Fiea, incluindo o lançamento do Grupo de Trabalho de Baixo Carbono e Recursos Naturais da Indústria, e uma exposição da Confederação Nacional da Indústria (CNI) sobre a agenda de descarbonização.
O diretor-presidente do IMA/AL, Gustavo Lopes, destacou a relevância da responsabilidade socioambiental e do alinhamento das organizações à agenda ESG. “Essa primeira edição vem para valorizar o compromisso de quem mede, reduz e compensa as emissões de gases poluentes em Alagoas, além de fortalecer e preservar o nosso meio ambiente”, afirmou.
O assessor de Sustentabilidade Industrial da Fiea, Júlio Zorzal, ressaltou que a certificação representa um marco na agenda estadual de sustentabilidade e no enfrentamento às mudanças climáticas. “A iniciativa incentiva a adoção, pela indústria, de práticas de descarbonização, eficiência energética e gestão ambiental responsável, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa. Além disso, fortalece o ambiente de negócios, amplia a atratividade de Alagoas para novos investimentos e impulsiona o desenvolvimento de projetos e negócios sustentáveis, alinhados às agendas climática e de desenvolvimento sustentável”, destacou.
Para a gerente de Mudanças Climáticas e Sustentabilidade do IMA/AL, Marianna Farias, a forte adesão ao selo reflete o trabalho de Alagoas na construção de um futuro mais sustentável. “O selo é realmente inovador e simboliza um incentivo à economia de baixo carbono por parte das organizações”, disse.
Sobre o Selo
O Selo Alagoas pelo Clima é promovido pelo Governo de Alagoas, por meio do IMA/AL, em parceria com a Fiea. Lançada durante a 2ª edição do Estopim, promovido pelo Território Sustentável, a iniciativa visa reconhecer e valorizar instituições públicas e privadas comprometidas com a descarbonização no estado.
O Selo adota a metodologia internacional GHG Protocol e contempla três categorias de reconhecimento: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com os escopos de emissões reportados. O processo de certificação inclui análise documental, licença ambiental, certidões e demais documentos obrigatórios.
Serviço
Evento: Cerimônia de Certificação de empresas alagoanas com o Selo Alagoas pelo Clima
Data: 20 de janeiro de 2026
Horário: 9h
Local: Auditório do 4º andar da Casa da Indústria
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados