Alagoas

TJAL moderniza Judiciário do interior com série de entregas em 2025

Investimentos do Funjuris viabilizaram novo Cejusc em Arapiraca e reformas nos Fóruns de São Miguel dos Campos, Arapiraca e Batalha.

Dicom TJAL 17/12/2025
TJAL moderniza Judiciário do interior com série de entregas em 2025
Presidente Fábio Bittencourt durante inauguração do Fórum de São Miguel dos Campos. - Foto: Dicom TJAL

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) investiu R$ 3.135.733,88 em obras e reformas de prédios do Poder Judiciário. Em 2025, o presidente Fábio Bittencourt já entregou o Cejusc Regional de Arapiraca, o Fórum de São Miguel dos Campos e o Arquivo Judiciário do Fórum de Arapiraca.

Na próxima segunda (22), às 10h, o presidente do TJAL entrega o Fórum de Batalha. O edifício, que recebe o nome do desembargador José Agnaldo de Souza Araújo, passou por reformas gerais para a modernização da estrutura física e melhoria das condições de funcionamento.

O prédio será inaugurado pelo presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, e contará com a presença de autoridades do Judiciário alagoano, representantes de instituições parceiras e lideranças locais.

As obras foram conduzidas pela Diretoria de Infraestrutura de Obras e Serviços (Dinfra), com recursos do Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (Funjuris).

Cejusc Regional de Arapiraca

Em maio, foi entregue o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Regional de Arapiraca. A unidade, que funcionava na rodoviária da cidade, foi instalada no Complexo Integrado de Justiça Especializada, na rua Samaritana, s/n, bairro Santa Edwirges. O investimento foi de R$ 108.561,71.

Na ocasião, o presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, destacou que a nova sede simbolizava o compromisso do Judiciário com o cidadão, a pacificação social e a eficiência da justiça.

“É um espaço de diálogo, de escuta ativa, de empatia e de construção de soluções consensuais”, destacou o desembargador.

Fórum de São Miguel dos Campos

O Fórum de São Miguel dos Campos foi entregue em agosto. A unidade passou por revisão da rede elétrica e reorganização das fiações expostas, ganhou salas destinadas ao Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados e atendimento multidisciplinar.

As varas receberam novos balcões de atendimento, mobília e tiveram sanados problemas de infiltração. Os servidores agora contam com um novo refeitório, mais espaçoso e confortável.

Arquivo Judiciário de Arapiraca

Já no mês de outubro, foi inaugurado o Arquivo Judiciário do Fórum de Arapiraca e uma série de instalações que reforçaram a estrutura de apoio da comarca.

A nova área construída tem 354 metros quadrados e abriga, além do arquivo, o depósito de bens apreendidos, sala de descanso para a equipe de serviços gerais, refeitório, vestiários masculino e feminino e o escritório do setor de manutenção.

“Eu acho que a modernização dos fóruns faz com que os juízes e funcionários sintam-se prestigiados e trabalhem com mais afinco e vontade, assim como também recepciona bem os jurisdicionados, que é um dever do Poder Judiciário”, destacou o presidente Fábio Bittencourt.