Alagoas

Conedes encerra 2025 com incentivos concedidos para mais de 20 empresas em Alagoas

Ao todo, 26 empresas foram beneficiadas, com previsão de quase R$ 860 milhões em investimentos e geração de milhares de empregos no estado.

17/12/2025
Conedes encerra 2025 com incentivos concedidos para mais de 20 empresas em Alagoas
Reunião do Conedes marca concessão de incentivos para mais de 20 empresas em Alagoas em 2025. - Foto: Ascom Sedics

Anderson Gomes e Juliana Gomes (sob supervisão) / Ascom Sedics

A última reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Conedes) de 2025 destacou o cenário positivo da economia alagoana, com avanços na geração de empregos e na interiorização dos investimentos. O encontro ocorreu nesta quarta-feira (17), na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), no bairro do Jaraguá, em Maceió.

Durante a reunião, foi apresentado um panorama consolidado dos processos de incentivos fiscais e locacionais aprovados ao longo do ano, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin).

Foram analisados 12 processos relacionados à política de incentivos do Estado: oito referentes à concessão de novos benefícios fiscais, três à renovação de incentivos já existentes e um à inclusão de incentivo fiscal.

“Os incentivos concedidos por meio do Prodesin não apenas atraem investimentos, mas geram empregos, fortalecem os municípios e promovem a interiorização do crescimento. Encerramos o ano com resultados expressivos e com a convicção de que estamos construindo um ambiente cada vez mais favorável para quem quer investir e crescer em Alagoas”, afirmou a secretária de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Alice Beltrão.

Incentivos impulsionam investimentos, empregos e desenvolvimento

Ao longo de 2025, diversos incentivos foram aprovados, gerando resultados expressivos para o estado. No total, 26 empresas foram beneficiadas, com previsão de investimentos que somam R$ 859.614.361,71.

A expectativa é de geração de 2.472 empregos diretos e 5.412 empregos indiretos, números que evidenciam o impacto do programa na dinamização da economia local e no fortalecimento do mercado de trabalho.

Os investimentos contemplaram 12 municípios alagoanos, reafirmando a estratégia de descentralização do desenvolvimento econômico. Maceió concentrou nove empreendimentos, seguida por Marechal Deodoro, com seis.

Também foram beneficiados os municípios de Passo de Camaragibe (2), Arapiraca (1), Maragogi (1), Rio Largo (1), Murici (1), União dos Palmares (1), Teotônio Vilela (1), Porto de Pedras (1), Santa Luzia do Norte (1) e Piranhas (1).