Alagoas
Seprev assegura participação de 36 socioeducandos no Enem PPL 2025
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) assegurou a participação de 36 adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas no Enem PPL 2025, modalidade voltada para pessoas privadas de liberdade. A iniciativa tem como objetivo promover a reintegração social dos socioeducandos por meio da educação, ampliando suas perspectivas e oportunidades para o futuro.
As provas foram aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro dentro das unidades de internação. Os resultados permitem a participação em programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), aumentando as chances de formação acadêmica e profissional.
Para os adolescentes, o Enem representa mais do que uma avaliação, é uma porta aberta para um futuro com mais oportunidades. “Essa é uma chance muito importante. Muitos jovens desejam fazer o Enem, mas não conseguem. Aqui no sistema socioeducativo temos essa possibilidade. Tenho o sonho de cursar Engenharia Elétrica, uma área de que gosto muito, na qual já tenho algum conhecimento e pretendo me aperfeiçoar ainda mais”, comentou um dos candidatos.
 (2).jpeg)
A preparação para as provas começa assim que o adolescente ingressa no sistema socioeducativo, com o acompanhamento da Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues, referência em educação voltada para pessoas privadas de liberdade.
Os socioeducandos também participam do reforço escolar ministrado pela equipe pedagógica da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), que intensifica a preparação para o exame.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, destaca que o Exame Nacional do Ensino Médio tem um papel fundamental na socioeducação, democratizando o acesso ao ensino superior e prevenindo a reincidência infracional.
“O Enem é uma oportunidade para que os adolescentes possam ingressar na universidade e sejam qualificados para o mercado de trabalho. Por meio da educação superior, esses jovens podem reconstruir suas trajetórias, conquistar autonomia e construir um futuro melhor para si e para suas famílias”, afirmou o titular.
Foca no Enem
Como parte das estratégias de preparação, a Seprev entregou, no início do ano, 41 kits do programa Foca no Enem para os socioeducandos que cursam o 3º ano do Ensino Médio. O material é composto por seis livros com questões comentadas, resumos e esquemas explicativos, além de um manual de redação com teoria das competências, propostas de temas e um cronograma organizado de estudos.
 (3).jpg)
De iniciativa do deputado federal Rafael Brito, o kit visa fortalecer a preparação dos estudantes da rede pública para o Enem e garantir igualdade de oportunidades entre os jovens que sonham com o acesso à universidade.
Durante a entrega, Ricardo Dória ressaltou a relevância da iniciativa. “Assegurar o acesso a materiais didáticos de qualidade é fundamental para que esses adolescentes se preparem de maneira consistente e tenham oportunidades concretas de construir novos projetos de vida, longe do ato infracional”, destacou o secretário.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados