Alagoas
Comitiva do Acre conhece boas práticas na área de infraestrutura da segurança pública de Alagoas
Reconhecida nacionalmente pela gestão estratégica e eficiente, a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) recebeu, entre os dias 16 e 17 de dezembro, a visita técnica de uma comitiva da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), atraída pelas boas práticas adotadas, especialmente na área de infraestrutura da segurança pública.
A iniciativa teve como objetivo promover o intercâmbio de informações e a troca de experiências, consolidando a SSP/AL como referência na condução de projetos estruturantes, que aliam planejamento, inovação e racionalização de recursos.
Durante o encontro, foram apresentadas as boas práticas na execução de obras de engenharia, com destaque para a implantação dos Centros Integrados de Segurança Pública (CISP) por meio do método construtivo modular no sistema Fast Flex, modelo que tem garantido mais agilidade, padronização e eficiência.

A equipe técnica da SSP/AL, coordenada pelo assessor especial do Fundo Especial de Segurança Pública de Alagoas (Funesp), tenente-coronel Jobasine Barbosa, detalhou o fluxo de aprovação das obras modulares junto ao Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), abordando prazos, reprogramações e exigências técnicas, evidenciando a capacidade de gestão e o alinhamento da pasta às diretrizes nacionais de financiamento e controle.
“Apresentamos como temos gerido o fluxograma que resulta na execução correta e eficiente dos recursos enviados pelo Governo Federal, além de destacar os investimentos feitos com verba do Tesouro Estadual. O corpo técnico tem seguido à risca as diretrizes e isso tem resultado no alcance dos objetivos da gestão, que é garantir mais qualidade de vida aos profissionais e também aos alagoanos”, afirmou o assessor especial.
Como parte da programação, a comitiva realizou visitas técnicas a prédios já implantados, permitindo a verificação prática das soluções construtivas adotadas em Alagoas. Entre as unidades visitadas estiveram o Centro Integrado de Segurança Pública do Tipo 3 (CISP-3), onde funciona a sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), no Trapiche da Barra, a Central de Flagrantes, no Tabuleiro do Martins; e a futura sede da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), na Ponta Verde.

O diretor de Planejamento da Polícia Militar do Acre, coronel Edvan Rogério, elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe alagoana e também a escolha do modelo estruturante utilizado na construção de prédios destinados às forças de segurança alagoanas.
“A gente vê na prática aqui a celeridade, principalmente com relação a prazo. Não somente a gente tem que encarar o preço, mas, especialmente, o prazo da execução da obra, que está muito boa, diferente de todo o país. É muito importante a gente ter uma experiência nesse nível de execução dos nossos recursos, principalmente do fundo nacional, que a gente precisa estar em tempo determinado e, para isso, essa visita aqui tem trazido uma experiência muito boa para nós”, disse ele, acrescentando que o material usado em Alagoas pode ser levado em breve ao estado do Acre.
“A gente verificou que são estruturas modernas, estruturas confiáveis e que a podemos sim replicar no nosso estado sem problema nenhum. É claro que nós temos que ter preocupação em alguns detalhes da nossa região, especialmente por causa do longo período chuvoso e da umidade, mas são estruturas que estão sendo adequadas e adaptadas aqui na região do Nordeste com muita qualidade”, enfatizou.

Esta não é a primeira vez que o modelo de sistema construtivo é avaliado por representantes de outros estados. Em setembro, integrantes das forças policiais da Paraíba também vieram a Alagoas conhecer as estruturas. Para o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, esse tipo de avaliação demonstra e destaca a SSP a nível nacional.
“Não só a escolha do modelo estruturante, quanto a eficiência da gestão dos recursos são avaliados como muito positivos. São exemplos a serem seguidos graças ao empenho de toda uma equipe esforçada e comprometida com o bem comum. Seguiremos realizando ações que contribuam ainda mais para o desenvolvimento da Segurança Pública de Alagoas”, enalteceu o gestor estadual.
Também integraram a comitiva acreana a chefe do Departamento de Orçamento, Obras e Gestão Estratégica da Sejusp/AC, Vanessa Gonçalves; o chefe da Divisão de Projetos e Obras da Sejusp/AC, cabo Lucas de Assis; o chefe do Departamento de Gestão de Convênios e do FNSP da Sejusp/AC, Ademir Barbosa Vidal; o assessor técnico em Arquitetura e Urbanismo da Diretoria de Planejamento da PM-AC, sargento Acledeo de Matos; o delegado da Polícia Civil do Acre Jarlen Alexandre Rodrigues e o tenente Jairo dos Prazeres, do Corpo de Bombeiros Militar/AC.
Alan Fagner e Roberison Xavier / Ascom SSP
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados