Alagoas
Ufal e Cátedra Sérgio Henrique Ferreira reforçam parceria para 2026
Evento fez um balanço das atividades do ano de 2025 e planejam novas perspectivas para o desenvolvimento da educação básica de Alagoas
Reconhecimento pelo trabalho realizado e perspectivas de melhorias ainda mais significativas para a educação alagoana. Assim pode ser resumido o evento de encerramento das atividades da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira (SHF), ligada à Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, que possui uma parceria ativa junto à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ocorrido na última sexta-feira (12), na sede da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA), no Farol, apoiadora do projeto.
Esse trabalho foca em ações conjuntas na educação básica na rede pública de ensino de Alagoas, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas educacionais, melhoria dos índices de aprendizagem e promoção de ensino de qualidade, por meio de melhor preparação de corpo técnico, análise de dados e ações para uma educação de qualidade. Em Alagoas, a Cátedra tem coordenação da professora Ana Dayse Dorea, reitora honorária da Ufal.
“Essa é uma reunião necessária, objetiva, uma avaliação rápida, mas tendo como base o trabalho realizado, e pensar e planejar o ano de 2026. O trabalho está avançando, vamos aguardar a análise dos indicadores no próximo ano, verificar como os municípios trabalharam, quais resultados, e continuar trabalhando com foco na redução das desigualdades educacionais e déficit de aprendizagem escolar ”, avaliou Ana Dayse.
Reunião da equipe
Inicialmente, os participantes em Alagoas se reuniram junto ao titular da Cátedra, professor Mozart Neves Ramos, reitor honorário da Universidade federal de Pernambuco (UFPE), para análise dos trabalhos realizados durante 2025 junto aos 12 municípios alagoanos participantes: Atalaia, Cacimbinhas, Coruripe, Feliz Deserto, Jundiá, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Pão de Açúcar, Paripueira, Pilar, Piranhas e Quebrangulo.
A atuação da equipe foi elogiada pelo catedrático: “Reconheço o trabalho realizado sob a liderança da magnífica reitora Ana Dayse, que se mostra eficaz por mobilizar conhecimentos e pessoas, e isso é fundamental para o sucesso de qualquer projeto e programa. E junto ao apoio da Ufal e da AMA, percebemos que houve uma evolução nítida do ponto de vista de desempenho de resultados desses municípios”, comentou.
Com auditório lotado com representantes municipais, servidores da secretaria estadual de Educação (Seduc), e membros da AMA, a mesa de honra foi presidida por Ana Dayse Dorea, e composta por Mozart Neves; pelo prefeito de Quebrangulo, Manoel Tenório; pelo gerente administrativo do Hospital Universitário, professor Anderson Barros, representando o reitor Josealdo Tonholo; pelo presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Edson Bento e pelo consultor de Educação da AMA, Luis Geraldo Monteiro.
Em vídeo, o professor Josealdo Tonholo destacou a importância das ações para a educação no estado e ratificou a parceria da Ufal com o programa, inclusive para o ano de 2026: “A Cátedra, parceira da Ufal, traz resultados fantásticos para Alagoas, leva qualificação e capacitação de professores, dirigentes, secretários, de agentes ligados às secretarias de educação. Já estamos trabalhando para o ano de 2026, para aumentarmos esta parceria e trazer mais resolubilidade para os problemas ocorridos e a melhoria das condições de ensino”, pontuou.
Os presentes também puderam assistir a apresentação do aplicativo ADEF (Aplicativo Digital do Ensino Fundamental), por Leomar Silva, integrante da Cátedra e desenvolvedor. A iniciativa visa oferecer ferramentas para que as redes de ensino possam implementar estratégias para melhorar a qualidade de desempenho dos estudantes, através da avaliação de dados para verificar em quais áreas os municípios se destacam e em quais pontos enfrentam dificuldades, o que pode auxiliar no direcionamento de medidas específicas.
O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, destacou a importância da parceria entre os municípios, Ufal e a Cátedra para o desenvolvimento da educação: “parabenizo os gestores, a atuação da Cátedra e o compromisso com as melhorias dos índices de educação”, frisou. Finalizando a cerimônia, os municípios participantes receberam a certificação aos cursistas da formação em Análise de Dados Educacionais, celebrando o comprometimento perante as melhorias de índices educacionais, em um grande pacto pela formação de crianças e jovens alagoanos.
Sobre a Cátedra
A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), Polo Ribeirão Preto. Dividida em três eixos, atua com o seguinte foco: redução das desigualdades, ensino da matemática e educação antirracista. Tem ações em 10 estados, atingindo mais de 170 municípios do Brasil.
Com o intuito de ampliar seus trabalhos, a Cátedra escolheu Alagoas como o primeiro estado a colaborar diretamente com a rede estadual de ensino. Em 2024, o Termo de Cooperação foi assinado entre o reitor Josealdo Tonholo e o titular da Cátedra, professor Mozart Neves Ramos, sendo coordenada no estado pela professora e reitora honorária, Ana Dayse Dorea.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados