Alagoas

Sesau realiza Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal

Evento reúne representantes dos 102 municípios alagoanos para discutir avanços e desafios na atenção à saúde bucal.

Daniel Tavares / Ascom Sesau 16/12/2025
Sesau realiza Encontro Estadual de Coordenadores Municipais de Saúde Bucal
Coordenadores municipais de saúde bucal participam de encontro promovido pela Sesau em Maceió. - Foto: Joyce Marques

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou, nesta terça-feira (16), mais uma edição do Encontro Estadual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal, reunindo representantes dos 102 municípios de Alagoas. O evento ocorreu no Campus IV do Centro Universitário Cesmac, no bairro Farol, em Maceió, e contou com a participação de um representante do Ministério da Saúde (MS).

Durante o encontro, técnicos da área e gestores municipais discutiram indicadores regionais, apresentaram propostas para otimizar os atendimentos e debateram a expansão dos serviços ofertados à população. Também foram compartilhadas experiências e boas práticas de saúde bucal na atenção primária.

A coordenadora estadual do Programa de Saúde Bucal, Lisiane Torres, ressaltou a importância da iniciativa. “O evento foi pensado para fortalecer o diálogo, alinhar informações e qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido nos territórios, especialmente diante dos novos modelos de financiamento e indicadores do Ministério da Saúde”, afirmou.

O assessor técnico da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Renato Ishigame, representou o Governo Federal no encontro. “Tiramos dúvidas dos técnicos municipais, visando qualificar a gestão, cada vez mais, tanto no nível estadual quanto municipal, para que os serviços de saúde bucal sejam ofertados à população de forma eficiente e qualificada”, destacou.

Unificação da linha de cuidado

O coordenador municipal de Saúde Bucal da Barra de São Miguel, Edmar Gusmão, enfatizou que o encontro contribui para a unificação da linha de cuidado aos pacientes. “Com as informações repassadas, utilizaremos o esboço trazido pelo Ministério da Saúde e multiplicaremos para os profissionais do município, para que sigam o caminho apontado pelo Governo Federal”, destacou.