Alagoas
“Fórum Nacional de Precatórios debate avanços e desafios da área”, destaca juíza Carolina Valões em encontro do CNJ
Brasília recebe magistrados e especialistas para discutir gestão de precatórios no Judiciário
A juíza Carolina Valões destacou o papel fundamental no fortalecimento da política judiciária no VI Encontro do Fórum Nacional de Precatórios (Fonaprec), realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos dias 10 e 11, em Brasília.
O evento reuniu autoridades de todo o país com o objetivo de aprimorar a gestão de precatórios, promover a troca de experiências e discutir medidas que fortaleçam a uniformização de procedimentos no Poder Judiciário.
Segundo a magistrada, “o Fórum Nacional de Precatórios está promovendo uma ampla discussão sobre os principais desafios e avanços relacionados à gestão de precatórios no país”.
Carolina Valões pontuou que para o Tribunal de Justiça de Alagoas a participação é de grande relevância, pois permite alinhar práticas locais às diretrizes nacionais, aprimorar fluxos internos, compartilhar experiências com outros tribunais e fortalecer a atuação do TJAL no cumprimento rigoroso e humanizado das obrigações de precatórios.
“Trata-se de uma oportunidade estratégica para assegurar que o Tribunal continue avançando em eficiência, segurança jurídica e responsabilidade social, sempre em consonância com as orientações do CNJ e com as expectativas da sociedade”, afirmou.
Programação
Entre os temas debatidos estão os impactos da Emenda Constitucional 136/2025, os novos regimes de pagamento, a metodologia de aplicação da Selic, modalidades de acordo, além das inovações introduzidas pelo uso da inteligência artificial na administração de precatórios.
O evento reúne ministros, conselheiros, magistrados, gestores e especialistas que, de forma integrada, têm buscado soluções para tornar o sistema mais eficiente, transparente e sustentável.
O VI Encontro do Fonaprec reforça o compromisso nacional com a modernização e a efetividade da política de precatórios, apontando caminhos para uma atuação mais integrada, tecnológica e alinhada às necessidades dos jurisdicionados.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado