Alagoas
Seprev participa do II Simpósio da Escola de Socioeducação e reforça qualificação no sistema socioeducativo
Evento marca o encerramento do primeiro ciclo de atividades formativas e certifica profissionais que atuam em medidas socioeducativas em Alagoas.
A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) participou, na última quinta-feira (11), do II Simpósio da Escola Estadual de Socioeducação de Alagoas (ESS/AL). O evento, promovido em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), teve como objetivo fortalecer a qualificação contínua dos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente no estado.
A iniciativa marcou o encerramento do primeiro ciclo de atividades da ESS/AL, direcionado a profissionais que atuam diretamente na execução de medidas socioeducativas em meio aberto e fechado, como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, socioeducadores, agentes de medidas socioeducativas, advogados, defensores públicos e educadores sociais. Todos foram certificados pela participação nos cursos oferecidos ao longo do ciclo.
A coordenadora-geral da ESS/AL, Elaine Pimentel, destacou a importância do projeto para aprimorar as práticas no atendimento socioeducativo. “Este ciclo formativo reafirma a academia como um espaço para a construção e o compartilhamento de saberes na socioeducação. Ao reunir gestores, técnicos e profissionais de diferentes áreas, conseguimos dialogar sobre práticas, desafios e caminhos possíveis, sempre com o compromisso de qualificar o atendimento e assegurar um sistema socioeducativo cada vez mais humanizado e eficiente”, afirmou.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, coronel Marcos Sérgio, ressaltou que o simpósio representa o início de um novo ciclo de aprendizado e fortalecimento das medidas socioeducativas em Alagoas. “A Escola de Socioeducação é um marco para o nosso estado. Por meio dela, tivemos o apoio do Governo Federal para capacitar as equipes que atuam diretamente com adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Nosso compromisso é garantir condições para que esses jovens possam retomar seus projetos de vida, reconstruir vínculos e retornar à sociedade de forma cidadã e produtiva”, pontuou.
De forma remota, a coordenadora-geral de Políticas Públicas do Sinase no Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Lívia Vidal, ressaltou a importância da iniciativa para consolidar um atendimento qualificado e humanizado. “Esse processo formativo demonstra um compromisso profundo com a construção de uma política nacional que fortaleça o sistema socioeducativo. É fundamental envolver o Governo Federal no esforço de garantir direitos, proteger vidas e assegurar a integralidade do atendimento aos adolescentes. Tenho certeza de que em 2026 teremos resultados ainda mais expressivos”, declarou.
O simpósio também contou com a presença do pró-reitor da UFAL, Cézar Nonato, que representou o reitor Josealdo Tonholo; da promotora de Justiça Marília Cerqueira; da superintendente de Assistência Social da Seades, Genilda Leão; além de equipes técnicas da Superintendência de Medidas Socioeducativas da Seprev.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado