Alagoas
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro

Maceió – A Fundação Cultural Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac), deixará de existir a partir de janeiro de 2026. A decisão foi oficializada por meio da Lei Delegada nº 012, sancionada pelo prefeito João Henrique Caldas e publicada no Diário Oficial em 7 de julho de 2025. A medida encerra os 52 anos de atuação da instituição privada sem fins lucrativos, responsável por consolidar o Cesmac como uma das maiores referências do ensino superior privado no Brasil. A informação e do Jornal Extra.
De acordo com a lei, a Fejal será substituída por um novo ente jurídico a ser criado pelo Município, que passará a vigorar no início do próximo ano. A decisão também revoga a Lei Municipal nº 2.044, de setembro de 1973, assinada pelo então prefeito João Sampaio, que havia instituído a Fejal e o Cesmac.
A nova entidade que assumirá a gestão do Cesmac terá regime jurídico de direito público, mas com personalidade jurídica de direito privado. Além disso, ficará diretamente vinculada ao Gabinete do Prefeito, conforme determina o parágrafo único do decreto municipal.
Com a mudança, o Cesmac, que ao longo de décadas se firmou como referência acadêmica no Nordeste, entrará em uma nova fase de administração, agora sob controle direto do poder público municipal.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2EUA
The New York Times publica ensaio sobre presidente Lula
-
3POSSIBILIDADE DE NOVAS ELEIÇÕES
Justiça Eleitoral cassa diplomas de prefeito e vice de Maribondo por abuso de poder econômico
-
4HISTÓRIA VIVA EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Jota Duarte, o homem de oito mandatos, chega aos 100 anos lúcido e ativo na memória política
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira