Alagoas

Projeto Samu nas Escolas retoma atividades com ação lúdica e educativa em Maceió

Arnaldo Santtos / Ascom Samu 19/09/2025
Projeto Samu nas Escolas retoma atividades com ação lúdica e educativa em Maceió
Alunos da Escola Municipal Suzel Dantas participaram do Projeto Samu nas Escolas - Foto: Arnaldo Santtos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveu nesta sexta-feira (19) a primeira ação do Projeto Samu nas Escolas (PSE) deste semestre. A programação foi desenvolvida na Escola Municipal Suzel Dantas, no bairro do Tabuleiro dos Martins, em Maceió.

 

A iniciativa, voltada para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da faixa etária de 6 a 12 anos, levou, por meio de dinâmicas lúdicas e interativas, ensinamentos sobre primeiros socorros e os graves prejuízos causados pelos trotes ao serviço de emergência.

 

O PSE é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Samu.

 

Acadêmicos de medicina e enfermagem, previamente capacitados por profissionais do Samu, são os responsáveis por levar às salas de aula noções práticas sobre como agir em situações como engasgo, desmaio, choque elétrico, quedas com fraturas e queimaduras.

 

Para a coordenadora geral do Samu, Beatriz Santana, o projeto é um dos mais importantes da instituição. “O Samu nas Escolas é um projeto cidadão. Ele ensina às crianças e adolescentes a importância do Samu para a comunidade e os conscientiza sobre os malefícios que o trote provoca na sociedade, desde o desperdício de recursos públicos até o risco de morte de quem realmente precisa do serviço. É uma semente plantada na infância que colhemos como sociedade mais responsável no futuro”, destacou.

 

A assistente social do Samu e uma das coordenadoras do projeto, Maria Lierge Batista, reforçou o caráter transformador da iniciativa. “O retorno do PSE neste segundo semestre marca um dia simbólico: o protagonismo dos estudantes na sua formação. Aqui, o ensino se encontra com o serviço e com a comunidade. As crianças não só aprendem, como se tornam multiplicadoras de conhecimento dentro de suas famílias e bairros”, afirmou.

 

A diretora da Escola Municipal Suzel Dantas, Maria Raquel de Lima Barros, celebrou a realização da ação. “Fiquei muito satisfeita em conseguir agendar a visita da equipe. Já havia solicitado outras vezes, mas não tinha sido possível. O projeto é fundamental pela conscientização que traz, tanto sobre primeiros socorros quanto sobre a importância de não fazer trotes. Os alunos ficaram empolgados com a abordagem lúdica e interativa dos temas. Foi um sucesso!”, comemorou.

 

Novos agendamentos

 

Entre os alunos, Débora Sofia Albuquerque, de 10 anos, aluna do 5º ano, foi uma das mais entusiasmadas. “O que mais gostei foi aprender sobre engasgo. Agora, eu sei como ajudar alguém que está engasgado. Foi muito legal! E também adorei a forma como tudo foi apresentado — tudo interativo, com brincadeiras. Gostei muito de tudo”, disse a estudante, satisfeita.

 

As ações do PSE ocorrem em dois turnos — às 7h30 e às 13h30 — e seguem um cronograma previamente agendado. A próxima instituição a receber o projeto será a Escola Municipal Dr. Pompeu Sarmento, no Barro Duro, em Maceió.

 

As escolas interessadas em participar do projeto devem entrar em contato com a assistente social Maria Lierge Batista, pelo e-mail [email protected], informando a faixa etária dos alunos para agendamento da ação.