Geral

Completando 15 anos de história, Festa das Águas prepara grande batucada de frente para o Mar

06/12/2022
Completando 15 anos de história, Festa das Águas prepara grande batucada de frente para o Mar

Voltando aos moldes originais, a tradicional “Festas das Águas” está completando 15 anos de existência e para essa “volta às raízes” uma grande batucada em homenagem a Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição vai reunir cerca de 50 percussionistas na praia da Pajuçara. Esta intervenção não faz parte da programação “oficial” da prefeitura de Maceió, sendo de fato, uma homenagem dos criadores da festa para suas divindades.

O ato, vai iniciar por volta das 9h com apresentação da Orquestra de Tambores de Alagoas, comandada pelo percussionista Wilson Santos e logo após se juntam a eles, as meninas do Maracatu Yá Dandara. Além das apresentações, também acontecerá o momento das oferendas, onde os dois grupos prestam sua reverência para a rainha das águas, Iemanjá e também para Nossa Senhora da Conceição.

A festa teve início em 2007, criada pela Orquestra de Tambores de Alagoas e do coletivo Afro Caeté. “Quando eu e Cristiano (Afro Caeté) pensamos nesta festa, foi apenas como homenagem mesmo a Iemanjá e no chão, algo mais simples, mas depois ela ganhou uma dimensão maior e ganhou versões de palco”, explica Wilson Santos da Orquestra de Tambores de Alagoas.

Para esse ano a ideia foi voltar aos moldes originais da festa e fazer uma batucada no chão, neste caso, na areia da praia, de frente para o mar prestando homenagens para o orixá Iemanjá e também para a santa Nossa Senhora da Conceição. Para somar forças com a Orquestra de Tambores, também vai fazer parte da festa as meninas do Maracatu Yá Dandara, um grupo formado apenas por mulheres que vai esbanjar um maracatu raiz de primeira qualidade.


Serviço:

O que: Festa das Águas – Homenagem a Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição

Quando: 8 de dezembro, às 9h

Onde: Praia de Pajuçara