Geral

Alunos da Fundação Getúlio Vargas apresentam relatório final de imersão no município de Maceió

23/06/2022
Alunos da Fundação Getúlio Vargas apresentam relatório final de imersão no município de Maceió

Alunos da FGV durante a apresentação sobre a imersão em Maceió

Alunos do curso de Administração Pública de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), apresentaram nesta quarta-feira (22), o resultado da imersão feita na Prefeitura de Maceió, na qual foi possível conhecer como funciona a administração pública. A equipe estudou sobre o desenvolvimento urbano, assistência social, educação e núcleo de governo. A imersão foi executada entre os dias 7 e 11 de junho e a apresentação dos resultados do trabalho ocorreu de forma remota.

Durante a apresentação, como melhorias para os quatro eixos, foram sugeridas para o bairro Vergel do Lago, um curso de gestão orçamentária para que marisqueiras e pecadores possam aprender a fazer a gestão da sua renda com o sururu da melhor maneira possível, e assim, ampliarem as suas perspectivas sobre a qualidade de vida. Como também a capacitação dos líderes da cooperativa, além da pesquisa de potencial do sururu, onde podem ser identificados novos produtos tecnológicos, assim expandindo a sua utilização.

Na educação foi apresentado uma área de reestruturação de planejamento, a elaboração de relatório de acompanhamento semestral, a simplificação do processo de acompanhamento do planejamento estratégico. Em relação ao fundamento dos bairros foi proposto um portal de dados abertos do Município, que centralize e coloque os dados municipais que são gerados.

Segundo o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, mostrar como funciona a gestão pública foi importante para aprimorar os conhecimentos dos alunos, além deles colaborarem com os desafios do Município.

“Essa oportunidade dos alunos mostrarem todo o aprendizado que eles tiveram na semana que passaram aqui em Maceió e também de trazer propostas, soluções, em cima do que eles viram. Os trabalhos ficaram muito bons e demonstram uma formação de qualidade, e sem dúvidas contribuirão para Prefeitura de Maceió continuar buscando seus objetivos”, enfatizou Carvalho.

Já para o professor João Guilherme, a imersão em Maceió foi uma experiência extremamente rica para as alunas e alunos. Eles foram muito bem recebidos por todos e fizeram reuniões muito proveitosas em diversos órgãos da administração pública municipal.

“Foi uma grande oportunidade para eles se aproximarem da administração municipal e utilizar os conhecimentos aprendidos em sala de aula e aplicá-los em situações práticas. Certamente foi uma experiência inesquecível para todos eles”, explicou Guilherme.