Geral

Ação integrada resgata idosa de 86 anos que estava abandonada em residência no Prado

18/06/2022
Ação integrada resgata idosa de 86 anos que estava abandonada em residência no Prado

Uma idosa de 86 anos que vivia em situação de abandono, no bairro do Prado, foi resgatada, no início da noite desta sexta-feira (17), por equipes da Base Comunitária do Vergel do Lago, da Polícia Militar, e pelo Corpo de Bombeiros. A ação foi coordenada pela Secretaria da Segurança Pública, por meio da Chefia de Prevenção, que coordena o projeto Idoso Protegido.

A Chefia de Prevenção recebeu a denúncia por meio do Disque Denuncia 181, que informava que uma senhora de 86 anos, identificada como Maria, residia com um filho usuário de drogas, mas que ele negligenciava a mãe, deixando-a sozinha na residência, sem alimentação e qualquer outro cuidado que a idosa necessitava devido a idade avançada.

Diante das informações, militares do 1º Batalhão, da Base Comunitária do Vergel do Lago, foram até o local e constataram a situação de abandono que a idosa se encontrava. A residência possuía aspecto de abandono, sem nenhum sinal de limpeza. A idosa estava em uma cama aparentando estar desnutrida e sem condições de locomoção.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionada para conseguir retirar a idosa do imóvel, já que ela estava visivelmente debilitada e correndo risco de morte. Ela foi retirada do imóvel e encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), no bairro do Trapiche.

O tenente Alex Acioly, da Chefia de Prevenção da SSP, explicou que diante do quadro de saúde e pelo fato de a idosa ter somente o filho como parente legal responsável, ficará a cargo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) acompanhar o caso, realizar o encaminhamento da idosa para uma instituição de longa permanência e também prestar atendimento ao filho, que é usuário de drogas.

“A gente oferece esse projeto à população e oferta o 181 como canal de denúncias para que consigamos prevenir situações como esta e proteger nossos idosos. Estamos no mês de conscientização da violência contra o idoso e mais uma vez a Segurança Pública atuou para salvaguardar a vida dos idosos no nosso estado”, disse.

Fotos da ação: