Alagoas

Semas de União dos Palmares promove grande caminhada em defesa de crianças e adolescentes

19/05/2022
Semas de União dos Palmares promove grande caminhada em defesa de crianças e adolescentes

Caminhada foi realizada nesta quarta-feira

Com o objetivo de difundir e conscientizar a comunidade sobre a campanha de Combate à Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de União dos Palmares, através do Creas, realizou na tarde desta quarta 18, uma caminhada com estudantes, conselheiros tutelares, secretários municipais e atores da rede de proteção.

Os estudantes das diversas escolas tomaram conta das ruas do centro da cidade. Portando cartazes, faixas e apitos, as crianças e adolescentes clamavam à sociedade proteção! Ao longo dos últimos 11 meses, pelo menos 46 casos foram denunciados ao Creas ou ao Conselho Tutelar envolvendo crianças e adolescentes vítimas de estupro ou exploração sexual.

“Precisamos que a sociedade faça a parte dela, não podemos fechar os olhos, pois casos de estupro acontecem bem próximos a todos nós. Nossas crianças estão vulneráveis, precisamos falar, denunciar, agir em favor delas”, comentou a primeira-dama Gabriela Yasmine.

Alunos das escolas das redes públicas municipal, estadual e particular, estiveram presentes na caminhada. “Esse envolvimento da rede de educação é fundamental, não poderíamos ficar de fora, pois, esse tema exige a nossa participação”, declarou a secretária municipal de Educação, Madalena Silva.

Membro do Conselho Tutelar, Anderson Austregésilo destacou a importância do evento parra conscientizar a sociedade contra os variados tipos de abusos. “Neste ato o Conselho Tutelar de União dos Palmares diz a nossa posição é de combater toda e qualquer violação de direitos das nossas crianças e adolescentes, entre elas o estupro e a exploração sexual”, frisou.

O vice-prefeito Junior Menezes participou da caminhada e falou da importância do trabalho do Creas e do Conselho Tutelar para proteger as crianças e os adolescentes. “É grandioso o trabalho que vocês fazem, proteger nossas crianças é o nosso maior desafio, contem com o apoio do prefeito Kil, da nossa gestão, contem comigo sempre”, afirmou ele.

O sucesso da caminhada entusiasmou a secretária de Assistência Social, Mariana de Magalhães. “Após dois anos impedidos de fazer ações como esta em virtude da crise em saúde que vivenciamos, retornamos com as caminhadas numa tentativa de fortalecer a parceria entre os órgãos e a sociedade civil. O governo Kil, eleva o tom quando é pra defender nossas crianças e adolescentes”, falou Mariana.

Durante todo o mês de maio, o Creas e o Conselho Tutelar intensificaram as palestras, aparições nas emissoras de rádio e a campanha na internet. Estima-se que existam aproximadamente 500 mil crianças e adolescentes vítimas da exploração sexual no Brasil. Porém, apenas 7 em cada 100 casos são denunciados. Faça a sua parte, denuncie!.