Geral

Alagoas sedia lançamento do Plano Nacional de Garantia de Pré-Natal Odontológico pelo SUS

18/05/2022
Alagoas sedia lançamento do Plano Nacional de Garantia de Pré-Natal Odontológico pelo SUS

Destaque no país. Foto: Olival Santos

Alagoas sediou, nesta quarta-feira (18), o lançamento do Plano Nacional de Garantia de Pré-Natal Odontológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante cerimônia que ocorreu no auditório do Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, em Maceió. O Estado foi escolhido devido ao fato de ter alcançado o maior desempenho, no ano de 2021, no indicador de capacitação de gestantes para o pré-natal odontológico, no Programa Previne Brasil.

O Plano Nacional de Garantia do Pré-Natal Odontológico pelo SUS tem o intuito de fomentar a importância do pré-natal como estratégia de garantia de acesso de gestante aos serviços de saúde e como etapa de rotina para a oferta de um cuidado integral durante a gestação. O coordenador geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Welington Carvalho, explicou que o Estado foi eleito para sediar o evento ao atingir o 1º lugar no ranking de indicadores de capacitação de gestantes no programa Previne Brasil.

“Alagoas foi escolhido para o lançamento desse plano porque apresentou o melhor desempenho no indicador de capacitação de gestante para o pré-natal odontológico em 2021. Nós analisamos esse indicador desde 2020, com o programa do Ministério da Saúde Previne Brasil, e Alagoas foi o Estado que teve maior desempenho no ano de 2021. Por isso, escolhemos para lançar o Plano Nacional de Garantia de Pré-Natal Odontológico pelo SUS”, salientou.

Ainda de acordo com o coordenador do MS, o plano visa conscientizar não apenas profissionais da saúde, mas também, gestantes para desmitificar os atendimentos odontológicos durante a gestação. “O pré-natal odontológico é muito importante porque ele vai avaliar as condições de saúde da gestante, se ela tem alguma necessidade de tratamento e mostrar que esse tratamento é seguro e que os profissionais, os dentistas, estão capacitados para realizar os atendimentos de gestantes”, enfatizou.

Durante o evento, foram certificados os municípios de Teotônio Vilela, Jequiá da Praia, Quebrangulo, Piaçabuçu, Jacaré dos Homens, Campo Alegre, Branquinha, Igreja Nova, Craíbas e Santa Luzia do Norte, por apresentarem proporções de gestantes com atendimentos odontológicos realizados iguais ou acima de 90% no Q3/2021, conforme informações válidas no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

A gerente de Atenção Básica da Secretária do Estado da Saúde (Sesau), Alexandra Ludugero, parabenizou profissionais de saúde e destacou o trabalho árduo da Sesau junto aos municípios durante a Pandemia da Covid-19. “Vocês são uns guerreiros e elevaram o nome do nosso Estado e não é fácil, principalmente, no momento novo que estamos vivendo. Nós tivemos que conhecer o novo, perdemos amigos, familiares, tivemos que sair das nossas casas, mesmo com medo, para atender os nossos munícipios e demos conta do serviço. Estamos de parabéns! E só fizemos isso porque trabalhamos integrados, porque ninguém faz nada sozinho, principalmente, saúde”.

Na cerimônia, a assessora técnica de Saúde BNucal da Sesau, Maria de Lourdes Mota, ressaltou a importância do reconhecimento do Estado nos indicadores e enfatizou a importância da odontologia no pré-natal. “O programa sendo lançado em Alagoas ressalta os trabalhos desenvolvidos no Estado. Nós atingimos a maior nota do país, comparado com os outros Estados, no indicador do Ministério da Saúde. Na nossa gestão, a odontologia tem sido priorizada para desmitificar o medo que a gestante tem em ir ao dentista. Elas acham que não pode fazer um exame de raio-x, que não pode ser atendida, tomar anestesia e, não é exatamente isso. Mostramos que elas podem sim ser atendidas”, destacou.