Geral

OAB-AL recebe Junta Comercial para dar início ao plano de simplificação do registro de negócios

14/01/2022
OAB-AL recebe Junta Comercial para dar início ao plano de simplificação do registro de negócios

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB-AL), Vagner Paes, e a vice-presidente, Natalia Von Sohsten, receberam, na manhã desta sexta-feira (14), o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), Carlos Araújo, e o vice-presidente, Fábio de Lima, para discutir meios de simplificação do registro de sociedades advocatícias, dando mais celeridade e transparência ao processo.

Um dos pontos discutidos na reunião foi a integração da Ordem à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, disponibilizando o registro de sociedade simples pura e sociedade unipessoal de advocacia por meio do portal Facilita Alagoas. Com isso, os advogados poderão dar sequência ao processo de registro das sociedades pelo portal, no qual, após o deferimento, será gerado automaticamente o CNPJ do negócio. Com a integração, o usuário também tem acesso aos campos para legalização da empresa.

De acordo com o presidente da Juceal, Carlos Araújo, a entidade está à disposição da OAB-AL para atualizar o sistema, que já está sendo utilizado em alguns estados do país. A média hoje da Junta é de um dia e 11 horas para todos os sistemas e, para ele, a OAB não pode ficar fora desse novo ritmo de trabalho imposto pelo registro mercantil.

“Estamos vendo a disposição dessa gestão da OAB para colocar nossas ações em prática. No nosso ponto de vista, a Junta Comercial está pronta para receber a OAB, passar para eles que alguns estados já estão dentro do sistema e todas as informações necessárias. Eles vão fazer alguma alteração e, trabalhando isso, nós estaremos à disposição, a partir de agora, para integrar o sistema da OAB ao sistema da Junta Comercial”, pontuou.

Para o presidente da OAB-AL, Vagner Paes, a modernização da abertura de sociedade de escritório e advogados é de suma importância para a advocacia alagoana. “Nosso objetivo é trabalhar com mais celeridade e transparência. Em breve, aquela demora para abrir um escritório de advocacia vai acabar. Essa gestão se compromete com a celeridade e com a modernização do sistema OAB”, destacou.