Alagoas

Forças de Segurança de AL apreenderam mais de 4 toneladas de drogas em 2021

17/01/2022
Forças de Segurança de AL apreenderam mais de 4 toneladas de drogas em 2021

Foto: Márcio Ferreira

As ações das Forças de Segurança Pública de Alagoas ao longo de 2021 resultaram na apreensão de mais de 4 toneladas de drogas entre janeiro e dezembro, um aumento de 56,7% em comparação com o ano anterior, quando foram apreendidas mais de 2,5 toneladas, segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC).

Em Maceió as apreensões dobraram no ano passado. Em 2020 foram 1,1 toneladas de drogas retiradas de circulação. Já em 2021 o número saltou para 2,2, toneladas, um crescimento de 104,7%.

Segundo as estatísticas do NEAC, a maconha foi a droga mais apreendida no ano, representando 78,9% do total, seguida pela cocaína (19,6%) e pelo crack (1,5%).

Os números positivos são reflexo das ações de combate ao tráfico de drogas, intensificadas com o fortalecimento da integração entre as policiais Civil e Militar, do aumento de efetivos policiais nas ruas e dos trabalhos de investigação coordenados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Para o secretário de Segurança Pública de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, o aumento das apreensões, que acontece em um cenário de queda da violência em Alagoas, mostra que o estado tem se tornado um exemplo de combate a criminalidade “Vemos hoje um resultado que tirou Alagoas do ranking da violência e transformou em exemplo para o país. Quero agradecer ao empenho de todos da Segurança Pública, pois certamente sem o empenho dos senhores não estaríamos apresentando resultados tão sólidos como estes”, afirmou.