Geral

Emoção marca o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para crianças em Maceió

17/01/2022
Emoção marca o primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 para crianças em Maceió

Início da vacinação infantil no Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS

Esta segunda-feira (17) começou cheia de emoção e esperança para pais e crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente e/ou comorbidades em Maceió. O motivo foi o início da vacinação contra a Covid-19 para esse público nos quatro pontos fixos da capital – Maceió Shopping (Mangabeiras), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Praça Padre Cícero (Benedito Bentes).

O pequeno Sérgio Miguel Ferreira, de 10 anos, foi a primeira criança a ser vacinada no ponto do Maceió Shopping. Aguardando na fila desde as 8h, a mãe de Sérgio, Maria Cícera Ferreira, quis garantir que o filho fosse o primeiro a se imunizar. “É uma alegria muito grande, uma emoção que não cabe em mim. Todos na nossa casa estão vacinados, só faltava ele, então é um alívio poder dar essa segurança para ele, que tem mielomeningocele, condição onde ocorre uma falha no fechamento da estrutura do tubo neural”, explica.

A secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes, visitou o primeiro dia de vacinação no Maceió Shopping e conversou com pais e responsáveis e as crianças presentes nesse primeiro dia de vacinação. Segundo a secretária, esse é um momento de muita alegria. “A gente como mãe, avó e médica se sente muito feliz por iniciar essa vacinação. Está tudo muito organizado, só aguardando os pais e crianças se vacinarem. Nossa campanha de vacinação inicia hoje uma nova fase e, com certeza, será mais um sucesso”, comemora.

Secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Victor Vercant/SMS

Secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes. Foto: Victor Vercant/SMS

Ao longo de toda a semana, em todos os pontos de vacinação destinados às crianças, estão sendo desenvolvidas atividades lúdicas como oficinas de slime, personagens temáticos infantis, distribuição de lanches, dores e certificados para as crianças para que as crianças possam se sentir mais à vontade durante a imunização.

Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping, diz que o sentimento é de adrenalina e alívio ao mesmo tempo. “Estamos todos ansiosos esperando por essa vacinação das nossas crianças. Estamos preparados para receber esse público, temos vacinas, profissionais e estrutura suficiente para proporcionar ambiente acolhedor para as crianças”, afirma.

Socorro Braga, enfermeira responsável pelo ponto de vacinação do Maceió Shopping. Foto: Victor Vercant/SMS

Quem também se vacinou nesta segunda-feira foi Ricky Juliano Gomes, de 6 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Acompanhado da mãe, Luciene Gomes, o menino garantiu sua primeira dose de esperança e garante que não sentiu medo da vacina. “Estou feliz, não senti medo nenhum e nem doeu nada”.

A mãe de Ricky ressalta que o sentimento é de esperança em dias melhores. “Agora meu filho está mais forte para lutar contra essa pandemia. Estava ansiosa por esse momento. Hoje vim tomar minha terceira dose e trouxe ele para a primeira, quis vir vacinar junto para encorajá-lo”.

Assim como Sérgio Miguel, outras crianças se apressaram para garantir o primeiro lugar entre os vacinados em cada ponto de vacinação. Na Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes, a primeira criança foi vacinada às 9h32. Rhuan Victor tem deficiência intelectual. Luan Pablo Rafael, de 9 anos, com deficiência intelectual, também foi vacinado na manhã desta segunda-feira no local.

Já na Praça do Osman Loureiro, a primeira vacinada foi Anariah Correia, de 8 anos, portadora de imunossupressão. Em outros pontos da capital foram vacinados Yure Miguel de Lima, Gabriel da Silva Paulino, Jafé Rodrigues dos Santos Jr e João Felipe.

Sobre a vacinação

Os quatro pontos de vacinação contam com salas climatizadas da Pfizer exclusivamente para a vacinação pediátrica, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de espaço temático decorado e animadores.

Maceió recebeu 5.590 doses do imunizante e os técnicos da Gerência de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde participaram de treinamentos seguindo as recomendações específicas para a vacinação infantil.

Maceió seguirá os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação de crianças, começando, nesta segunda-feira (17), pelas crianças com deficiência permanente ou comorbidades, e seguirá em ordem decrescente de idade, conforme a disponibilidade de doses. Em seguida serão vacinadas as crianças sem comorbidades, conforme orienta o MS, também começando pela faixa etária de 11 anos. As demais faixas de público serão anunciadas nos dias seguintes. Confira mais informações:

Termo de Assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos.

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias.

Pessoas com deficiência – Plano de Vacinação