Geral

Programas da Saúde atuam de forma estratégica para melhor oferta de serviços

04/12/2021
Programas da Saúde atuam de forma estratégica para melhor oferta de serviços

Para garantir a qualidade e melhor oferta de serviços à população, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe dos Programas Estratégicos. Equipes que atuam no planejamento, monitoramento, suporte e acompanhamento da execução de serviços direcionados aos maceioenses que possuem necessidades específicas relacionadas à Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Saúde do Idoso, Saúde do Adolescente, Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição.

Programa Saúde da Mulher

O Programa Saúde da Mulher atua na promoção da atenção integral à saúde feminina, em todos os momentos da vida, respeitando a individualidade de cada mulher com  estratégias humanizadas para que sejam ofertados serviços qualificados para o público.

Foto: Ascom SMS

Foto: Ascom SMS

Foto: Ascom SMS

O trabalho envolve o monitoramento da oferta de serviços nas unidades de saúde, tais como planejamento familiar, acompanhamento ginecológico ou obstétrico – durante pré-natal- e oferta de exames. Além disso, o Programa cuida da distribuição de contraceptivos e inserção de DIU em mulheres que tenham necessidade e indicação médica. A oferta de capacitações a profissionais de saúde também está entre as ações desenvolvidas pela Saúde da Mulher.

“Toda mulher merece ter acesso aos cuidados que o Sistema Único de Saúde oferece. Saber sobre prevenção; entender os métodos e técnicas para prevenção de gravidez; realizar acompanhamento durante pré-natal e puerpério, com a realização de exames, consultas e orientações nas unidades de saúde, entre outros serviços oferecidos pelo SUS ao público. Nosso papel é cuidar para que essa assistência chegue, de fato e da melhor forma, a todas que possuem esse direito”, afirmou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Edja Cavalcante.

Programa Saúde do Homem

Gerir a Política Municipal de Atenção à Saúde do Homem é a função do Programa de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Dentre os objetivos do trabalho realizado pela equipe estão facilitar o acesso às ações e serviços de assistência à saúde e promover a prevenção para evitar que homens sejam acometidos por doenças evitáveis, como o câncer de próstata.

“Trabalhamos o ano inteiro para que os homens de Maceió sejam alcançados com informação de qualidade sobre sua saúde e sintam vontade de se cuidar de janeiro a janeiro. Nosso trabalho envolve planejar ações em Saúde do Homem, levar informações aos usuários e profissionais de saúde sobre assunto,  além de monitorar ações realizadas pelas unidades de saúde dentro desse contexto”, explicou a técnica responsável pelo Programa Saúde do Homem  Camila Calaça.

Foto: Ascom SMS

Foto: Ascom SMS

A atuação da Saúde do Homem também engloba atividades de orientações quanto à prevenção da violência, valorização da paternidade responsável e cuidados com a saúde sexual e reprodutiva.

Programa Saúde do Idoso

O Programa Saúde do idoso é composto por equipe interdisciplinar que atua com o objetivo de desenvolver e apoiar ações voltadas à pessoa idosa a partir da análise da situação de saúde presente nos 8 Distritos Sanitários de Maceió.

“Dentre as principais diretrizes observadas em nosso trabalho estão a promoção do envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, estímulo às ações intersetoriais da Saúde Municipal, fortalecimento da participação social, formação e educação permanente na área de saúde da pessoa idosa”, explicou a coordenadora do Programa, Denise Maia.

Foto: Ascom SMS

Foto: Ascom SMS

A equipe também dá suporte em ações de saúde às Instituições de Longa Permanência Para Idosos de Maceió (ILPIs), supervisiona e orienta equipes de saúde quanto ao atendimento prioritário e encaminhamentos para outros serviços.

O trabalho envolve o apoio técnico nos grupos de educação em saúde das unidades, elaboração e confecção de materiais educativos e capacitações das equipes da Atenção Primária em temáticas do envelhecimento humano e saúde da pessoa idosa.

Programa Saúde do Adolescente

O Programa de Atenção à Saúde Integral do Adolescente desenvolve ações pautadas em três eixos, que são Crescimento e Desenvolvimento, Saúde Sexual e Reprodutiva e Redução da Mortalidade Por Causas Externas.

Dentro desses temas, técnicos planejam e executam ações voltadas a âmbitos como a nutrição do adolescente, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, violência interpessoal, , tentativa de suicídio, depressão e violência domestica.

O trabalho inclui oficinas nas unidades de saúde e com os adolescentes em escolas da cidade, além de capacitações para os profissionais de Saúde e de setores e pastas que trabalham em parceria com o Programa. A atuação também envolve ações pontuais realizadas em alguns meses do ano, como em  fevereiro, que é o mês da prevenção da gravidez na adolescência; maio – mês do combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes e em setembro que é o mês de prevenção ao suicídio.

“Aliados a alguns setores da Saúde, nós executamos trabalhos de conscientização com adolescentes em unidades de saúde e escolas de Maceió, além de seminários, simpósios, oficinas e rodas de conversa para profissionais da saúde, professores e assistentes sociais”, informou a responsável técnica pelo Programa de Atenção à  Saúde Integral do Adolescente, Tereza Carvalho.

Também integra o trabalho da Saúde do Adolescente de Maceió a elaboração e distribuição de materiais educativos e o monitoramento dos serviços de assistência nas unidades de saúde da capital por meio de visitas in loco ou reuniões com profissionais dos locais para alinhamento dos serviços.

Programa Saúde da Criança

O Programa Saúde da Criança atua na realização de apoio institucional, monitoramento e educação permanente junto às unidades de saúde e maternidades de Maceió, na intenção de que essas instituições desenvolvam suas ações, fluxos, procedimentos e rotinas seguindo as diretrizes e eixos inclusos na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança.

Fotos Ascom SMS

Fotos Ascom SMS

“Dentre as ações desenvolvidas pela equipe estão a distribuição da Caderneta de Saúde da Criança em todas as maternidades de Maceió, monitoramento do calendário básico de vacinação de maceioenses e dos testes de triagens neonatais nas unidades de saúde e maternidades”, explicou a coordenadora de Atenção Integral à Saúde da Criança, Marglene Oliveira.

Além disso, a equipe realiza capacitações, oficinas e  aulas expositivas para profissionais da saúde e articula campanhas anuais como Agosto Dourado (Mês do aleitamento Materno), Semana de Doação de Leite Humano e Semana do Bebê.

Foto: Ascom SMS

Método Canguru na Atenção Básica

Dentro das ações da Saúde da Criança está o planejamento de ações estratégicas  para sensibilização das unidades e maternidades para o desenvolvimento do Método Canguru na Atenção Básica.

O método envolve ações de puericultura, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, acompanhamento das crianças acometidas pelas Síndromes Congênitas (STORCHES + Zika vírus), proteção e incentivo ao aleitamento materno, testes  de triagem neonatais como a ocular, auditiva, coraçãozinho e teste do pezinho, além da realização de todo o calendário de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde.

Programa de Alimentação e Nutrição

Com o intuito de melhorar as condições de alimentação, nutrição e saúde da população maceioense, o Programa Municipal de Alimentação e Nutrição promove práticas alimentares adequadas e saudáveis,  vigilância alimentar e nutricional, além da prevenção e cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição.

Para isto, a equipe de técnicos do Programa atua na gestão e organização da atenção nutricional nas unidades de saúde da cidade que possuem nutricionistas, além da promoção de ações frequentes de promoção da alimentação saudável. Nas ações do programa, também estão inclusas a qualificação de profissionais da saúde, controle e regulação dos alimentos; incentivo à pesquisa, inovação e conhecimento em alimentação e nutrição e cooperação e articulação para a segurança alimentar e nutricional.