domingo, 23 de Janeiro de 2022

Notícias

In:

Mutirão de saúde será realizado no dia 28 em comunidade rural de Arapiraca

Por Assessoria

A comunidade rural do Sítio Martins, localizado na zona rural de Arapiraca, vai receber um mutirão de saúde no próximo dia 28 de dezembro. A ação que foi articulada pela vereadora Fany Gabriella (MDB) mais conhecida como Dra. Fany, ocorreu após um encontro realizado no último fim de semana com as famílais da comunidade.

A reunião onde foi discutida a realização do mutirão de saúde, teve a presença do diretor da Unidade de Saúde do Verdes Campos, José Sylvio Rodrigues Cavalcante Neto.

Em reunião com as familias ficou definido que no próximo a ação de saúde acontecerá a partir das 9h na casa da dona Maria Lopes dos Santos, que gentilmente tem cedido o espaço de sua residência para as reuniões.

“Com esse mutirão de saúde serão identificados os usuários diabéticos, hipertensos e com outras comorbidades para a formação de grupos de trabalhos específicos, explicou Sylvio Rodrigues Neto.

Para facilitar a comunicação entre a comunidade e a UBS, o diretor criou um canal direto com os usuários do Sítio Martins por meio de um grupo de whatsApp para que as demandas de saúde daquela localidade possam ser solucionadas de forma mais dinâmica e efetiva. A vereadora Dra. Fany ressaltou a importância dessas visitas às comunidades urbanas e rurais de Arapiraca para compreender quais as principais necessidades da população.

“Quero agradecer ao Neto que vem realizando um trabalho humanizado e dinâmico na condução da UBS Verdes Campos, e sempre está disponível para ouvir e atender à comunidade dentro das condições oferecidas”, agradeceu a vereadora.

“Meu trabalho como vereadora é alicerçado nessa interlocução entre comunidade, Prefeitura e outros órgãos que possam contribuir na resolutividade dos problemas apontados pela comunidade”, pontuou .

Dra. Fany, também relatou ao diretor da UBS Verdes Campos que aproximadamente 26 crianças do Sítio Martins necessitam do tratamento odontológico para evitar o avanço de cáries dentárias. Uma das dificuldades para atender um maior número de usuários na área odontológica é a insuficiência de material odontológico. Durante a reunião com os moradores, a vereadora entrou em contato com a coordenação da rede bucal do município para viabilizar o envio de material odontológico à UBS Verdes Campos.

Outra demanda apresentada pelas famílias do Sítio Martins durante a reunião neste fim de semana, foi o transporte escolar. Na comunidade não há unidade de ensino e quem não tem veículo próprio precisa pagar mototaxi para que os filhos possam frequentar a escola.

Para a turma que estuda no período noturno, a preocupação é ainda maior em função do risco de assaltos no trajeto até a unidade de ensino, e no retorno para casa no fim da noite.

“Se houvesse o transporte escolar a gente ficaria mais tranquilo porque sabia que nossos filhos estariam mais seguros”, afirmou uma mãe que participou da reunião.

A vereadora Fany Gabriella se comprometeu em conversar com a secretária Municipal de Eduçação, Ivana Carla, para avaliar a possibilidade do transporte escolar para o Sítio Martins.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *