Geral

“Mais Cor Maceió” vai transformar viaduto do Jacintinho em galeria a céu aberto

02/12/2021
“Mais Cor Maceió” vai transformar viaduto do Jacintinho em galeria a céu aberto

O viaduto União e Força, localizado no bairro do Jacintinho, vem ganhando nova roupagem com a execução do projeto ‘Mais Cor Maceió’, que propõe colorir e transformar espaços de convívio urbano em galerias de arte a céu aberto.

O secretário adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) diz que o viaduto é um importante equipamento voltado para atender a mobilidade rodoviária da cidade.

“No entanto, precisamos torná-lo um espaço de convivência para as pessoas, mais humanizado e mais acolhedor. E a ideia do muralismo consiste em valorizar o ambiente através da arte e alegrar a vida das pessoas”, explica Tácio Rodrigues.

Foto: Bárbara Pacheco / Secom Maceió

Foto: Bárbara Pacheco / Secom Maceió

Foto: Bárbara Pacheco / Secom Maceió

Idealizado pela Secretaria, o projeto é assinado pelos artistas alagoanos Rafael Santos e Pedro Lucena. A obra terá 1.600 m² de extensão e, segundo o curador da ação, Henrique Muniz, vai transformar a dinâmica urbana da região.

Muniz descreve a obra como arte contemporânea da melhor qualidade, que contempla e abraça a cidade. “Essa iniciativa vai mexer com a vida das pessoas que passam pelo local todos os dias, especialmente com os turistas, que já chegam e mergulham nesse corredor de arte tipicamente alagoana”, acrescenta.

A proposta ainda inclui o fechamento de toda a área do viaduto do Jacintinho aos domingos para a realização de ações culturais e socialização da comunidade. A previsão é que a pintura seja concluída até o dia 5 de dezembro, em homenagem ao aniversário de 206 anos de Maceió.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informa que um trecho do viaduto vem sendo interditado, diariamente, entre 23h e 5h, e pede que os condutores fiquem atentos às sinalizações que serão colocadas na via, e também às orientações dos agentes que ficarão nas proximidades.

Foto: Bárbara Pacheco / Secom Maceió

A intervenção conta com apoio da Colil Construções e apoio cultural da Ibratin Tintas e Texturas, Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Casa das Tintas, Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (SIMA) e Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (SUDES).