Alagoas

Seprev retoma qualificação profissional para dependentes químicos em recuperação

24/11/2021
Seprev retoma qualificação profissional para dependentes químicos em recuperação

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Referência em Reinserção Social e Produtiva, retomou esta semana a oferta de cursos de qualificação profissional para dependentes químicos em recuperação que concluíram o tratamento na Rede Acolhe. O objetivo é reinseri-los no mercado de trabalho, evitando assim as chances de recaídas ao uso de álcool e outras drogas.

Eles estão sendo capacitados pelo SENAC Alagoas, instituição de expertise reconhecida nacionalmente na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho. No primeiro momento, foram disponibilizadas 40 vagas, sendo 20 para o curso de frentista e outras 20 para o curso de pizzaiolo.

Diego Barros, gerente de Programas de Prevenção e Reinserção Social da Seprev, explica que a reinserção profissional e social são passos fundamentais para a reabilitação desse público.

“A promoção dos cursos profissionalizantes busca capacitar os dependentes químicos em recuperação e prepará-los para serem reinseridos no mercado de trabalho, gerando emprego, renda e dignidade com o retorno a uma vida produtiva e laboral”, explica. Ele ressalta ainda que a Seprev disponibiliza toda estrutura de transporte e alimentação para melhor atender aos alunos em formação.

O ex-acolhido Josival Pereira, de 41 anos, é aluno do curso de frentista e vê na capacitação uma oportunidade de driblar o desemprego e retomar a vida com mais dignidade.

“O curso é uma grande ferramenta do Estado para a gente dar continuidade à nossa vida de forma íntegra, o que está sendo muito importante para mim. Hoje eu agradeço muito à Seprev, junto ao SENAC, que está realizando o meu sonho de fazer um curso e voltar ao mercado de trabalho novamente”, afirmou Josival.