Alagoas

Seminário quer impulsionar a compra de produtos da agricultura familiar por gestores públicos

24/11/2021
Seminário quer impulsionar a compra de produtos da agricultura familiar por gestores públicos

Uma iniciativa da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), em parceria com o Sebrae Alagoas, quer orientar e sensibilizar os gestores públicos sobre a importância da utilização das compras públicas como ferramenta de desenvolvimento local, com foco especial para as do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Para isso, as duas entidades estão promovendo o Seminário Na Rota da Merenda, que já reuniu gestores da Região Metropolitana, do Baixo São Francisco e Litoral Sul.

O seminário será realizado em Arapiraca, no dia 2 de dezembro, no campus do IFAL no município, para orientar os gestores públicos da Região Agreste. O evento acontece das 08h30 às 11h30 e traz na programação uma palestra sobre a importância dos alimentos da agricultura familiar na merenda escolar e uma apresentação atualizada da legislação do PNAE sobre alimentos da agricultura familiar. Também está prevista uma exposição de produtos das cooperativas da região.

O público do seminário são prefeitos, secretários de Educação, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, gerentes regionais de ensino, diretores de escolas estaduais e municipais, cooperativas e agricultores, nutricionistas, merendeiras, procuradores, controladores, pregoeiros e comissões de licitação.

“Um evento como esse consegue reunir e mobilizar diversos atores essenciais no processo de alimentação escolar. Temos durante todo o seminário um ambiente propício para trazer a importância da compra pública dos produtos do pequeno agricultor familiar como uma poderosa política pública de desenvolvimento local”, destaca o analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, João Ricardo Cavalcante.

Após Arapiraca, o evento também será realizado no campus do IFAL dos municípios de Santana do Ipanema (Sertão), Matriz do Camaragibe (Litoral Norte) e Viçosa (Zona da Mata), mas ainda sem datas definidas. Além da UNICAFES e do Sebrae Alagoas, o Seminário Na Rota da Merenda também tem o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Conselho Regional de Nutrição (CRN).

Fomento à agricultura familiar

Durante este ano, o Sebrae Alagoas e parceiros realizaram diversas ações voltadas para o fomento da agricultura familiar, principalmente direcionadas para seu acesso a mercados públicos e privados. Uma dessas ações foi a 3ª Edição do Concurso de Merendeiras, onde foram utilizados os alimentos produzidos localmente para a preparação das receitas, estimulando os agricultores dos municípios nos quais o concurso foi realizado.

As receitas finalistas de pelo menos três municípios devem ser incluídas no cardápio das escolas, estimulando a compra da agricultura familiar por meio de chamada pública. Desde a sua primeira edição, o concurso envolveu aproximadamente 1.700 merendeiras por meio de capacitação ou inscrição.

Outra iniciativa com foco na projeção da agricultura familiar foi a realização da Rodada de Negócios em Arapiraca, que mobilizou associações e cooperativas (fornecedores), representantes de empresas privadas (restaurantes, hotéis, churrascarias) e entidades públicas (secretarias de Educação e Institutos Federais). Estima-se que a rodada tenha movimentado mais de R$ 1,3 milhão em volume de negócios futuros.

Palestras, workshops e consultorias também foram realizados durante o ano. Uma dessas consultorias teve o objetivo de apoiar a estruturação e inauguração do novo local para a feira livre dos municípios de Murici e Delmiro Gouveia (ainda em andamento).