Geral

Saúde de Arapiraca e OPAS qualificam 19 enfermeiros no combate à mortalidade infantil

27/11/2021
Saúde de Arapiraca e OPAS qualificam 19 enfermeiros no combate à mortalidade infantil

Fotos: Magno Almeida/Ascom Arapiraca

Dezenove enfermeiros e enfermeiras da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca concluíram, nesta sexta-feira (26), o Curso de Formação de Multiplicadores na Estratégia de Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDIPI).

A AIDPI é uma estratégia elaborada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), para reduzir a mortalidade de crianças menores de cinco anos de idade e está inserida na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC).

Durante cinco dias, os 19 enfermeiros e enfermeiras que atuam na Atenção Básica em Arapiraca receberam novos conhecimentos e atualizaram suas experiências com dinâmicas envolvendo temas de avaliações e classificação da criança doente de dois meses a menores de cinco anos com diarreia, febre, problema no ouvido, garganta, tosse ou dificuldade para respirar.

Além disso, os profissionais de saúde trocaram informações sobre desnutrição, anemia, problemas de crescimento; prática em ambulatório; aconselhamento da mãe ou cuidador; consulta de retorno; vigilância do desenvolvimento, bem como a violência contra criança.

No encerramento do curso, nesta sexta-feira (26), o prefeito Luciano Barbosa participou das atividades, que também contaram com a presença da secretária municipal de Saúde, médica Luciana Fonseca e com a superintendente de Atenção à Saúde, enfermeira Jackelline Barbosa.

A coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Lousanny Caires, destacou a importância desse tipo de curso para o desenvolvimento da Saúde Pública de Arapiraca.

“Nossa rede de saúde é composta por profissionais extremamente comprometidos com a prestação de um serviço de qualidade, seja nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades Especializadas, como também na gestão pública. Nosso objetivo com esse curso é que esses dezenove enfermeiros possam compartilhar o conhecimento adquirido nos cinco dias de aprendizado com seus colegas de trabalho, para que fortaleçamos a atenção às crianças de Arapiraca”, disse ela.