Geral

SMTT promove roda de conversa sobre a campanha Outubro Rosa

19/10/2021
SMTT promove roda de conversa sobre a campanha Outubro Rosa

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito reuniu profissionais dos departamentos internos para dialogar sobre a prevenção do câncer de mama e ouvir os testemunhos de vida das mulheres guerreiras que venceram o câncer.

O evento foi promovido pelo Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar dentro do Outubro Rosa, mês dedicado as ações de prevenção ao câncer de mama, e confirmou seu empenho na luta contra a doença que mais mata pessoas do sexo feminino e em favor da saúde das mulheres.


A roda de conversa contou com participação e experiência da Gerlane Nemezio, irmã da fundadora da campanha Lenços Solidários, um projeto que leva apoio e auto estima à pacientes oncológicos, além dela, as colaboradoras do órgão dividiram suas experiências familiares e pessoais com as participantes.

O superintendente Josenildo Souza destacou os desafios na luta contra o câncer de mama e parabenizou a organização do evento, que é de grande importância para as mulheres. “Temos a preocupação com a humanização de vários temas relacionados à saúde e ao cotidiano. Trabalhar a campanha Outubro Rosa é muito importante, pois ajuda a vida de várias mulheres. Quero agradecer em especial a minha amiga Gerlane por ter aceito o convite e dividir sua experiência de força e empoderamento”, disse ele.

“Agradeço o convite e a a preocupação da SMTT em levar essas informações para as mulheres. Essas ações nos deixam mais fortes e ainda mais dispostas a viver e dizer às pessoas que é um momento difícil, mas no final, crescemos bastante com isso. Quero parabenizar ao superintendente Josenildo Souza e ao Núcleo de Desenvolvimento Multidisciplinar por abrir esse canal de esclarecimentos tão ressignificante e leve ”, ressalta Gerlane Nemezio.

Ainda durante todo o mês, a SMTT participa de diversas ações em alusão à campanha.

Para a detecção precoce do câncer de mama é necessário visitar anualmente o médico ginecologista, e realizar alguns exames: o exame clínico das mamas e a mamografia, principalmente para mulheres acima de 40 anos. A realização do autoexame das mamas é o primeiro exame a ser realizado pela própria mulher.