Política

Projeto de lei visa prevenir casos de diabetes em jovens de Alagoas

14/10/2021
Projeto de lei visa prevenir casos de diabetes em jovens de Alagoas

De autoria do deputado Ronaldo Medeiros, a iniciativa defende a informação como forma de prevenir a doença

Com mais de 95 mil casos, o Brasil é o terceiro país no mundo em número de crianças e adolescentes diagnosticados com diabetes, a Diabetes Mellitus tipo 1. Pensando em fornecer informações e prevenir a doença em Alagoas, o deputado estadual Ronaldo Medeiros (MDB) propôs um Projeto de Lei que institui o Programa de Prevenção ao Diabetes Infantojuvenil.

Esta iniciativa visa fornecer aos jovens do ensino médio de escolas da rede estadual um material didático, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, que dispõe de informações básicas sobre a diabetes, incluindo cuidados para prevenção, causas, sintomas, tratamento e pré-disposições.

“A informação é a melhor forma de prevenção. Conhecendo a doença e o que pode causá-la, é possível reverter um quadro pré-diabético, por exemplo, e manter hábitos que não leve os jovens a este diagnóstico. A manutenção de uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são hábitos que previnem a diabetes e promovem saúde”, pontua o deputado.

Os sintomas da diabetes tipo 1 são sede excessiva, vontade de urinar frequente, fome, cansaço e visão turva. O diagnóstico é feito através da dosagem sanguínea de glicemia ou da hemoglobina glicolisada, o tratamento consiste em monitorar o nível de glicose no sangue e aplicação de insulina.

Além deste, Ronaldo Medeiros é autor da Lei da Merenda Diferenciada, nº 7.626/2012, que garante o fornecimento de alimentação escolar especial para diabéticos, celíacos e obesos, na rede estadual de ensino de Alagoas.