Geral

Maceió terá plano de ação para as chuvas de 2022

20/10/2021
Maceió terá plano de ação para as chuvas de 2022

A vereadora Teca Nelma realizou uma audiência pública para debater a urgência em ações para amparar os moradores atingidos pelas fortes chuvas, em Maceió. Durante a audiência, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Abelardo Nobre, afirmou que ainda neste mês será apresentado um planejamento preventivo para as chuvas de 2022, delimitando o papel de cada órgão e secretaria envolvidos.

Teca Nelma reforçou que esse é um problema recorrente na capital e que envolve diversos fatores que agravam ainda mais essas condições, a exemplo de ocupações irregulares e desordenadas. “A ausência de um plano de contingência prejudica ações preventivas efetivas, já que até hoje têm sido realizados apenas paliativos nesses meses específicos. As lonas e as barreiras postas pela prefeitura são temporárias e nem mesmo perduram por todo período das chuvas”, disse a vereadora.

Durante a audiência, a sociedade civil se manifestou sobre as péssimas condições de alguns bairros da capital, que pioram ano após ano. “Ficamos isolados e sem água durante 22 dias. A água, quando chegava, não era de qualidade sequer para tomar banho e várias pessoas tiveram até problemas de pele. As ruas ficaram intransitáveis porque não são calçadas, ficamos ilhados. Vimos amigos e vizinhos perderem suas coisas e suas casas. É humilhante o nosso bairro ser totalmente esquecido, de todos os tipos e formas, principalmente na época das chuvas”, disse Rosemary Bernardo, moradora do Rio Novo.

A vereadora lembrou que foi até alguns desses bairros, inclusive para entregar algumas  cestas básicas, roupas e materiais de higiene, como forma de ajudar essas pessoas que perderam tudo. Mas que, o que elas precisam, na prática, é de um lugar seguro e digno para viver. “Fico feliz que o município esteja unindo forças. Estou ansiosa pelo lançamento deste plano. Precisamos agir integralmente por essas pessoas, já chega de improvisos”, concluiu a vereadora.

Estiveram presentes o secretário de Infraestrutura do Município, Vandebilto Magalhães, o secretário adjunto de Desenvolvimento Territorial, Tácio Rodrigues, o coordenador de meteorologia da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Vinicius Pinho, a Dra. em Estatutos Urbanos, Regina Lins, e a pesquisadora e arquiteta Gabriela Missano.