sábado, 16 de outubro de 2021

Notícias

In:

Cufa Alagoas promove mês da criança

Por Paulo Canuto

Ações acontecem ao longo do mês de outubro em diversos pontos de Maceió e do Estado

Para muitas crianças o dia 12 de outubro é o feriado mais esperado do ano, já que nesse dia é comemorado o seu dia e é quando nasce a esperança de receber aquele presente que sempre quis. Mas essa não é a realidade de todas as crianças de nossa Terra Brasilis. Muitas delas, às vezes procuram, como presente, apenas um prato de comida… Principalmente nos dias de hoje, em que a pandemia deixou ainda mais evidente a desigualdade social.

Mas para amenizar essa dura realidade e levar diversão, conscientização e esperança, a Cufa Alagoas, através das Cufas espalhadas por Maceió e pelo Estado, vai fazer um verdadeiro “mês da criança”. Serão ações que acontecerão em vários dias diferentes ao longo do mês de outubro. Algumas dessas ações já até aconteceram, como foi o caso de Ipioca.

Houve brincadeiras como futebol de sabão, piscina de bolinha, cama elástica, mas também teve um lanche gostoso que não poderia faltar. Tudo graças ao esforço da equipe da CUFA Ipioca e vários parceiros que abraçaram a ideia e ajudaram a fazer acontecer

O pessoal da Freehand que, além de ajudar na ação, realizou uma oficina de serigrafia para as crianças, assim como a Confraria do Flamengo e o Moto Clube Abutres, que efetuaram doações de presentes. Houve também a participação de duas Barbearias a Premium Barbearia e a Barbearia Yellow, oferendo cortes de cabelos e tranças para criançada.

Juliana Fazio, coordenadora da Cufa Ipioca e diretora administrativa da Cufa Alagoas, comenta que nesse momento de pandemia foi muito difícil de achar parceiros que pudessem ajudar numa ação como essa e que os que chegaram junto, foram um diferencial muito importante para a realização desse dia das crianças. Ela também destaca a importância da realização da festa esse ano, já que em 2020 não foi possível.

“Foi muito importante porque ano passado não tivemos um dia das crianças, tivemos até a entrega de alguns brindes, mas não pudemos proporcionar um dia de brincadeiras. Esse ano pudemos fazer uma intervenção melhor com as crianças, brincadeiras, teatro, cortes de cabelo, apresentação de palhaços com o pessoal da Circularte, que foi muito legal para essas crianças que estavam tanto tempo em casa por conta desse momento de pandemia e não puderam sair muito, não tiveram a oportunidade de ter essa interação como foi no ano passado e que esse ano já foi melhor”, destaca Juliana.

E ela ainda conta que todos os cuidados foram tomados, com as crianças usando máscara na maioria do tempo, uso do álcool sempre, principalmente com o manejo dos alimentos e mesmo tomando todos os cuidados foi possível realizar um evento muito legal, com a comunidade chegando junto, e que esse momento foi muito legal para todos.

A Cufa da Pescaria, bairro que fica no litoral norte de Maceió, irá realizar uma grande ação para o dia 16. A crianças da comunidade irão receber brinquedos, muitas brincadeiras, assim como também haverá lanche para os presentes. Ou seja, a alegria estará garantida para todas as crianças que participarem dessa ação.

“O que vejo nessa ação é que vai ser muito importante pra essas crianças porque muitos pais estão sem emprego e sem ter condições de dar um presente pra elas, e a Cufa com esse projeto lindo vai fazer muitas crianças felizes.

Vai ser uma pena não contemplar todas, mas vamos fazer o impossível para  agradar a elas nesse dia tão importante como os dias das crianças, mas seguindo com todos os cuidados com eles, porque ainda estamos na pandemia”, explica Josileia Petronila ou Léia, vice presidenta da Cufa Pescaria.

Saindo de Maceió, a Cufa de Palmeira dos Índios, coordenada por Eduardo Felinto, igualmente coordenador do coletivo cultural Junção da Culturas, que trabalha com teatro  além do projeto Pau e Lata de percussão. Já que a Cufa de Palmeira dos Índios atende a várias comunidades, foram escolhidas duas delas, Ribeira e Cafurna, onde serão feitas duas comemorações, ambas no dia 23, uma a tarde e uma a noite.

“A gente escolheu essas comunidades, porque os índices de violência, como a prostituição de menores é muito forte e a gente percebeu que durante essa pandemia nós perdemos vários alunos para o tráfico de drogas, muitas menores grávidas porque foi quebrado um ciclo, rotina de atividades e acompanhamento porque fomos forçados a parar. Com isso a gente acabou perdendo um pouco do contato com essas crianças, adolescentes e suas famílias e a ideia da comemoração do dia das crianças é retomar as atividades e se reaproximar deles novamente. Fazer brincadeiras, batucada, tudo que sempre fizemos na área cultural, conversar através de rodas de conversas, distribuir brinquedos e outras guloseimas. E a partir desse contato e dessa aproximação, convidar eles a voltarem a participar de nossas atividades’, explica Eduardo.

Já no final do mês, dia 30, na Quadra de Esportes da Chã de Bebedouro (por trás da DHPP – Central de Delegacias/Praça do Mirante) é a vez da Cufa da Chã de Bebedouro realizar sua ação, essa que já completa 10 anos de realização, sendo chamada de X Festa Ser+Criança, onde será um momento de  oportunizar as famílias da nossa comunidade numa linda confraternização tradicional para as crianças (infelizmente devido a pandemia não tivemos em 2020), envolvendo religiões, culturas e fomentar o resgate das brincadeiras tradicionais.

Está sendo preparada uma programação especial para esse dia. Como em todas as edições, uma grande estrutura será montada e a comunidade terá apresentações de banda fanfarra, grupos Infantis das Igrejas (dança e coral), também contará com bombeiros civis e como não poderia faltar brinquedos (cama-elástica, tobogã,  piscina de bolinhas, pintura facial e muito mais) também será distribuído picolés e sacolinhas de guloseimas.

Nesta festa, promovida pela Cufa da Chã de Bebedouro, participam sempre crianças da comunidade e bairros adjacentes, mas devido ao fim do Bairro de Bebedouro por conta da extração de sal da Braskem, infelizmente as crianças da região não estarão presentes este ano.

A coordenadora da Cufa Chã de Bebedouro e da Ong CentroArt, Alcira, comemora a possibilidade de realização da festa esse ano,“É extremamente gratificante retribuir para minha comunidade o que me foi proporcionado pela Visão Mundial @ongcentroart, quando criança assistida pelo Projeto e ser uma agente de transformação nas vidas dessas crianças, com todas ações e projetos desenvolvidos durante o ano com 150 crianças assistidas diretamente na Ong CentroArt Chã de Bebedouro (Educação, Esporte, Cultural, Saúde e Lazer) em parceria com o Quintal Cultural  – PROJETO CIDADANIA LAGUNAR, explica a líder da cufa local.

Muitas famílias da comunidade perderam entes queridos para a covid-19 e por isso serão seguidos todos os protocolos de segurança, segundo o decreto do Governo do Estado de Alagoas para eventos em locais abertos.

As ações em comemoração ai dia das crianças continuam amanhã em diversas partes como na Cufa Mocambo no bairro do Benedito Bentes, Maçonaria em Palmeira dos Índios, Otacílio Holanda, Grota da Alegria, Barra de São Miguel, Conjunto Virgem dos Pobres II, Sítio Novo Taquarana e Penedo.

E você pode contribuir para que mais crianças possam ter um dia especial para afastar as mazelas que essa pandemia trouxe. É muito fácil, procure uma unidade mais próxima da CUFA em Alagoas e faça sua doação, ou faça da sua casa mesmo de forma on line, entrando em contato pelo e-mail cufa.al2021@gmail.com ou pelos telefones (82) 9919-8122 – (82) 99990-0307.

E para quem quiser contribuir diretamente, pode fazer uma doação para esses dados:

Instituto Quintal Cultural

Banco: Caixa Econômica Federal

Ag: 0055

Op 003

C/C: 4944-6

PIX- CNPJ: 13085397000103

 

Veja a lista completa dos locais onde vão acontecer as ações e a galeria de fotos abaixo.

Serviço:

O que: Mês de comemoração ao dia das crinças

Quando: de 09/10 à 30/10

Onde:

Cufa Pescaria 16/10

Cufa Village Campestre II 16/10

Cufa Massagueira 16/10

Cufa Parque dos Caetés 17/10

Cufa Jarbas Oiticica 23/10

Cufa Palmeira dos Índios 23/10

Cufa Guaxuma 23/10

Cufa Sururu de Capote 24/10

Cufa Bom Parto 29/10

Cufa Magia da Terra – Mata da Cafurna – Palmeira dos Indios

Cufa Chã de Bebedouro 30/10

Cufa Jorge Quintela 31/10


Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *