Geral

Cicloturistas alagoanos vão realizar expedição de Alagoas até à Bahia

14/10/2021
Cicloturistas alagoanos vão realizar expedição de Alagoas até à Bahia

Grupo vai percorrer a rota ‘Caminhos do Imperador’, partindo de Penedo até a Cachoeira de Paulo Afonso. Fotos: Divulgação

Em um mergulho no turismo histórico e de aventura, um grupo de cicloturistas alagoanos vai refazer a rota ‘Caminhos do Imperador’. Com bikes preparadas para percorrer uma jornada de 300km, o grupo vai visitar locais deslumbrantes e paisagens de tirar o fôlego. A aventura está prevista para o dia 16 de outubro e deve durar quatro dias, sendo realizada no percurso que liga o município de Penedo até a cachoeira de Paulo Afonso, na Bahia, mesma rota feita em 1859, pelo imperador D. Pedro II.

Diferente da grande comitiva de navios que levou D. Pedro II, o percurso será feito por um grupo de 22 amigos que, durante quatro dias, vão de bicicleta percorrer todas as cidades do interior alagoano. O caminho será feito começando na cidade de Penedo, partindo para Porto Real do Colégio, São Brás, Traipu, Belo Monte, Pão de Açúcar, Piranhas, Olho D’água do Casado, Delmiro Gouveia e finalizando na Cachoeira de Paulo Afonso.

A saída será no dia 16 de outubro, às 05h30min, no Paço Imperial, residência que hospedou o imperador durante sua passagem pelo município de Penedo, e a chegada em Paulo Afonso está prevista para o dia 20. Serão mais de 30 horas pedalando e apreciando as belezas naturais, atrativos, culinária e o artesanato das cidades que margeiam o rio da Unidade Nacional.

De acordo com Roberto Miranda, jornalista e um dos ciclistas que irá percorrer o caminho, a preparação vem acontecendo há cinco meses, contando com treinos, alimentação balanceada e exames regulares.

“Minha expectativa é grande diante do desafio em pedalar 300 quilômetros. Vamos fazer todo o percurso que o Imperador D. Pedro II fez, sendo que agora vamos de bicicleta. Estou muito ansioso desde o primeiro dia que começamos a planejar. Vamos testar nosso corpo diante do maior desafio que já enfrentei pedalando, percorrendo várias cidades e povoados debaixo do sol escaldante do Sertão alagoano. Será um grande desafio pessoal concluir essa aventura em quatro dias e pedalando mais de 40 horas”, conta o aventureiro.

Rota do Imperador

Em 2009 o Governo de Alagoas lançou o roteiro turístico e cultural Caminhos do Imperador. O tour inclui 12 municípios de Alagoas e Propriá (SE), Jatobá (PE) e Paulo Afonso (BA). A cicloviagem ‘Caminhos do Imperador edição 2021’ procura simular em quatro dias a viagem feita pelo Imperador de Penedo a Cachoeira de Paulo Afonso pelo Rio São Francisco em 1859. O percurso possui cerca 300 km e 3.500 metros de altimetria, trazendo a raiz do turismo de aventura.