Geral

China realiza missão tripulada para estação espacial

15/10/2021
China realiza missão tripulada para estação espacial

Os três astronautas participaram de uma cerimônia antes da missão, eles passarão os próximos 6 meses no local. (foto: EPA)

China enviou nesta sexta-feira (15) três astronautas para a estação espacial em Tiangong, onde permanecerão pelos próximos seis meses.

O foguete Longa Marcha-2F, que levou a espaçonave Shenzhou-13, foi lançado da base de Jiuquan, no deserto de Gobi.

Até o momento, o ônibus espacial está em órbita e tudo vem ocorrendo conforme planejado. No comando está o veterano Zhai Zhigang, de 55 anos, que voou pela primeira vez em 2008, com o Shenzhou 7. Ele é acompanhado na missão por Wang Yaping e Ye Guangfu.

Yaping, que tem 41 anos de idade, é a primeira mulher chinesa chamada para trabalhar na nova estação espacial do país asiático, que recebeu o nome de Tiangong (“Palácio Celeste”).

O principal objetivo da China é equipar completamente a estação espacial até dezembro de 2022. Em setembro, três astronautas da nação finalizaram uma estadia de três meses no local.

O envio de tripulantes para sua estação representa mais um avanço no programa espacial da China, que recentemente coletou amostras de rocha na Lua e mandou uma sonda e um robô para Marte.