Geral

Ativista das doenças raras, Dr. Hemerson Casado é homenageado e ganha centro de capacitação com seu nome em Maceió

19/10/2021

Com atendimento 100% SUS, Casa do Coração abriu as portas prometendo se tornar referência no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas em Alagoas

O dia do médico, celebrado nessa segunda-feira (18), entrou para a história da cardiologia alagoana. É que Maceió agora conta com um centro de subespecialidades e doenças cardiológicas com atendimento 100% SUS: a Casa do Coração. Localizada no bairro da Gruta de Lourdes, parte alta da capital, a instituição abriu as portas prometendo se tornar referência no diagnóstico e tratamento de pacientes cardíacos em todo o Estado.

Na oportunidade, Dr. Hemerson Casado, médico e ativista das doenças raras, foi condecorado e ganhou um centro de capacitação com seu nome. “Eu me sinto extremamente feliz e honrado por essa homenagem. Essa inauguração é fruto da união de esforços envolvendo profissionais da saúde, órgãos públicos e instituições preocupadas em melhorar as condições e a qualidade de vida do povo alagoano”, afirmou.

A Casa do Coração é uma iniciativa da Cordial – Sociedade Beneficente do Coração de Alagoas, organização sem fins lucrativos fundada em 2007 que trabalha para ampliar e desenvolver programas ligados à área da saúde em todo o território nacional. Dr. Hemerson Casado é um dos fundadores e médico responsável por dar nome à instituição. Ele foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica em 2014 – doença rara e sem cura que acomete os movimentos do corpo causando paralisia motora e muscular.

Acompanhamento de pacientes crônicos e covid-19

Desde 2019, a Cordial tem trabalhado na estruturação da Casa do Coração. A proposta foi viabilizada através das emendas parlamentares, Ministério da Saúde, Ministério Público do Trabalho, Serviço Social da Indústria (SESI), Prefeitura de Maceió, Governo de Alagoas e Centro Universitário Cesmac.

Inicialmente, o projeto foi criado para realizar o acompanhamento qualificado de pacientes com doenças cardíacas crônicas que, normalmente, mudam com frequência de médico e, muitas vezes, são atendidos por cardiologistas generalistas.

Além desse serviço, uma das grandes novidades é que o centro também passa a ofertar serviço ambulatorial especializado no atendimento de pessoas que sofrem com alguma complicação decorrente da covid-19, bem como serviços de diagnóstico não invasivos. A assistência é realizada através de encaminhamento por meio das secretarias municipais, unidades de pronto-atendimento e postos de saúde.

Além da homenagem por meio do centro de capacitação, Dr. Hemerson Casado também foi convidado a fazer parte do quadro de profissionais da Casa do Coração.

O diretor-presidente da Cordial Alagoas, Otoni Veríssimo, destacou a importância e participação de Casado na história da medicina alagoana. “Não poderíamos deixar de convocá-lo para fazer parte da nossa equipe, afinal, ele tem muito a contribuir, não apenas por sua memorável luta contra as doenças raras, mas também pela busca incansável da ciência e do conhecimento”, reforçou o executivo.