Geral

Ação social da Prefeitura leva cultura e lazer para crianças do Eustáquio Gomes

16/10/2021
Ação social da Prefeitura leva cultura e lazer para crianças do Eustáquio Gomes

Islane da Silva e Rillane Karolina, moradoras do Conjunto Eustáquio Gomes. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

Cultura, lazer e diversão: na tarde deste sábado (16), o Campo do Açude, no Conjunto Eustáquio Gomes, recebeu a primeira edição do “FMAC Kids“, evento promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) dando continuidade às comemorações do Dia das Crianças. Cerca de 200 crianças, moradoras da região, foram beneficiadas com a ação.

Com uma estrutura bem organizada, lanches, brinquedos e apresentações culturais, os jovens do conjunto tiveram um dia diferente e especial, e muitos já anseiam pela próxima edição, como é o caso de Rillane Karolina, de 12 anos. “Foi a primeira vez que a gente viu uma festa dessas aqui. Nunca tinha tido um Dia das Crianças feito pela Prefeitura, e já espero que tenham mais vezes comemorações assim aqui perto da minha casa”, relatou Rillane.

A mãe de Rillane, Agnalda Karolina, diz que sente muita falta de estruturas para seus três filhos brincarem no Eustáquio Gomes, e que uma ação como a que foi realizada neste sábado reforça o quanto é necessário trazer o lazer e a cultura para a parte alta da cidade.

“A Rillane ficou muito feliz, mas o melhor seria que, todos os dias, as crianças tivessem a oportunidade de brincar, se divertir. Com uma festa como essa de hoje, a gente consegue ver que o trabalho do Prefeito JHC chega em todos os lugares e que nossos filhos não são esquecidos”, afirma Agnalda, que é mãe também de José Ryan, de 2 anos e de Riana, de 7 anos.

Islane da Silva, de 8 anos, diz que gostaria muito de ver os mesmos brinquedos que ela vê na orla da praia sendo instalados no Conjunto Eustáquio Gomes. “Hoje foi legal porque teve pula-pula, escorrega… Eu fico muito feliz de saber que agora a Prefeitura vai cuidar também de onde eu moro”, diz a pequena.

O FMAC Kids contou com as apresentações culturais do grupo de coco de roda Barreiros de Alagoas, do grupo afro infantil Banda Afro Dendê, do ballet do Instituto Francisco Sales, do palhaço Huckinho, do grupo de capoeira Coral Capoeiragem, do mascote do Pinto da Madrugada, além da apresentação do “Detetives do Prédio Azul”, filme infantil brasileiro.

Os brinquedos e os lanches também fizeram a alegria da tarde, com pula-pula, tobogã inflável, carrinho de pipoca, algodão doce e cachorro quente, além dos quase 60 cortes de cabelo realizados pela equipe do Senac e da presença da Associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN), que levou personagens de quadrinhos fantasiados para animar a festa.

A presidente Mirian Monte conversa conversa com líderes da comunidade durante o FMAC Kids. Foto: Daniel Marinho / Ascom FMAC

“A cultura está em todos os lugares e é a obrigação da Fundação contribuir para que as crianças e adolescentes tenham cada vez mais acesso e tomem gosto por ela. Nossas crianças têm o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer garantidos, pois eles são a chave para o desenvolvimento pessoal e social dos jovens. A Prefeitura de Maceió está em consonância com a Constituição Federal e o evento de hoje só enfatiza o trabalho que o Prefeito JHC tem realizado para cuidar e desenvolver toda a cidade”, enfatizou a presidente da FMAC, Mirian Monte.