Geral
Vigilância Sanitária entregou 325 selos ‘Pode Comprar Aqui’ para estabelecimentos

A Vigilância Sanitária de Maceió já entregou 325 selos “Pode Comprar Aqui” a estabelecimentos que estão aptos a funcionar por cumprirem todas as normas sanitárias estabelecidas pelo órgão. Os negócios reconhecidos pelas boas práticas incluem supermercados, restaurantes, açougues, laticínios, panificações e bares da capital.

Negócios recebem os selos por boas práticas sanitárias. Foto: Ascom SMS
Além de conferir a garantia de que os locais apresentam boas condições de funcionamento e seguem todos os protocolos de segurança sanitária, o adesivo serve, também, como orientação ao consumidor sobre qual negócio escolher para adquirir produtos e serviços.
Dos 325 estabelecimentos que receberam o selo de qualidade desde que foi lançado, em abril deste ano, há 152 supermercados, 29 restaurantes, 51 açougues, 42 laticínios, 29 padarias e 21 bares. O selo é conferido a estabelecimentos que cumprem as normas sanitárias, após inspeção de avaliação da Vigilância, ou àqueles que comprovam adequação às normas após notificação de inconformidades durante inspeções de rotina.

Comerciantes ficam satisfeitos ao receber o selo de qualidade. Foto: Ascom SMS
Para a entrega dos selos aos estabelecimentos, a Vigilância Sanitária fez, inicialmente, minuciosa avaliação que observou, além de toda a situação documental dos locais, aspectos como a validade dos produtos comercializados, higienização dos ambientes, estado atual dos maquinários, critérios de armazenamento, manipulação e refrigeração de produtos e qualidade da água utilizada. As recomendações e protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19 também são avaliadas.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos, ressaltou que a avaliação anterior à entrega do selo é de extrema importância para garantir que a premiação só seja dada aos comércios que estiverem dentro das normas sanitárias.
“Além da fiscalização criteriosa e posterior notificação de irregularidades, a visita é nosso momento de orientar e conscientizar sobre os riscos que um estabelecimento fora dos padrões pode gerar para a saúde de seus clientes e isso é muito importante para que nenhum comércio volte a agir de forma irregular”, destaca o coordenador.

Airton Santos, coordenador da Vigilância Sanitária de Maceió. Foto: Ascom SMS
Solicite o selo
O comerciante que tiver interesse pode solicitar o selo de qualidade Pode Comprar Aqui para seu estabelecimento, comparecendo à sede da Vigilância, que fica na rua Alexandre Passos, s/n – Jaraguá, ou pelo telefone 3312-5496, das 8h às 14h. Na ocasião, será agendada uma visita ao local e, se o estabelecimento estiver cumprindo as orientações determinadas pelo município, poderá receber o indicativo de qualidade.
Mais lidas
-
1PROGRAMA
Teresa supera adversários e conquista nova chance em repescagem do “MasterChef Brasil”
-
2CONGRESSO
Câmara rejeita recurso e confirma envio ao Senado de projeto sobre agentes socioeducativos
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4JUSTIÇA
PF investiga fraude eleitoral em Minador do Negrão com foco em transferência irregular de títulos
-
5CIÊNCIA
Alunos do Ifal Palmeira ganham reconhecimento internacional em missão de busca por asteroides