Variedades

VI Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ acontece entre 2 e 8 de setembro

02/09/2021
VI Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ acontece entre 2 e 8 de setembro

Entre os dias 2 e 8 de setembro deste ano ocorre a 6ª edição do Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+. O evento será on-line e totalmente gratuito, onde serão exibidos mais 20 filmes de 16 países diferentes, cuidadosamente selecionados para dar visibilidade e promover a pauta LGBTQIA+ através do cinema.

O Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+ é coordenado pelas embaixadas, da Bélgica, Luxemburgo, Reino Unido e da Suécia, e produzido pelas embaixadas da Alemanha, Austrália, Áustria, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália, Países Baixos e Suíça, assim como pelo British Council e pelo Wallonie – Bruxelles Internacional no Brasil, em correalização da Delegação da União Europeia no Brasil e do SESC São Paulo. O evento também conta com o apoio do Festival Curta Brasília e da UNAIDS, e com o das empresas Estúdio Sarau e Atelier como Media Partners.

A organização frisa que é mais um ano que as missões diplomáticas em Brasília se unem para produzir o Festival Internacional de Cinema LGBTQIA+. E reitera que, por meio dele, as embaixadas e instituições participantes reafirmam o seu compromisso com a igualdade e a dignidade de todos os seres humanos, independentemente da sua orientação sexual e identidade de gênero.

A organização ressalta que em razão do atual contexto de pandemia global do COVID-19, o festival acontecerá em formato on-line com a correalização do SESC São Paulo Digital. Além disso, com o objetivo de deixar o evento acessível ao maior número de pessoas, toda a programação segue gratuita.

A programação desde ano inclui 11 longas e 9 curtas, de 16 países diferentes, em diversos idiomas, com legendas em português. A luta pelos direitos das pessoas LGBTQIA+, a descoberta da própria identidade, a homofobia e transfobia, o amor na população idosa e a luta contra os convencionalismos sociais e culturais são alguns dos temas trazidos pela seleção de filmes deste ano.

A organização lembra que além dos filmes, no dia 8 de setembro às 19h, no canal do Festival Curta Brasília, acontecerá um encontro on-line ao vivo com representantes dos curtas brasileiros ‘‘Os Últimos Românticos do Mundo’’, ‘‘Inabitáveis’’ e ‘‘Marie’’.

Fiquem ligados, cada um dos filmes estará disponível em datas específicas. Por favor, confiram a programação.

* Com informações da Embaixada da Suécia