Política

“Precisamos lutar pela vida desses animais”, diz Teca Nelma sobre abandonos do Pinheiro

15/09/2021
“Precisamos lutar pela vida desses animais”, diz Teca Nelma sobre abandonos do Pinheiro

“Muitos animais foram deixados para trás quando as famílias tiveram que se deslocar para outros bairros. E o poder público não pode fingir que esse problema não existe”, disse Teca Nelma ao abrir a audiência pública na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (13), que debateu a situação dos animais abandonados nos bairros do Pinheiro e região. Participaram da audiência órgãos públicos, a sociedade civil, protetores independentes, abrigos e ONGs que atuam nesses bairros.

De acordo com a vereadora, o impasse existe porque, apesar do trabalho que vem sendo feito pela Ufal – através da Braskem, as castrações ainda são escassas para a demanda existente, diante da proliferação desordenada dos animais. Além disso, há outras necessidades urgentes, a exemplo de água, comida, abrigo e prevenção aos envenenamentos, que seguem sendo ignoradas pelo poder público.

“É preciso intensificar o calendário de reuniões entre os que atuam na região, a Braskem e o Ministério Público, para que haja uma discussão constante sobre os resultados. A demora nessa prestação de contas leva aos números desencontrados. E, principalmente, é preciso que cada parte assuma a sua responsabilidade para resolver o problema. Não dá para fazer metade e esperar que o restante se resolva por si só. Estamos falando de vidas e a prefeitura precisa agir urgentemente e assumir a responsabilidade com esses animais”, completou a vereadora.

Elisa Moraes, advogada e representante do SOS Pet Pinheiro, afirmou que mesmo após participar de 8 audiências com o Ministério Público, pouca coisa mudou. “Diante da realidade em que vivemos nos 5 bairros, fica difícil de acreditar nesse programa que a Braskem se orgulha tanto. […] Os avanços da Ufal são reconhecidos, mas não são suficientes. Nada no mundo serve de parâmetro para o que estamos vivendo aqui. E o método CED (castrar, esterilizar e devolver) é maravilhoso, mas não é solução. Esses animais são devolvidos para as ruas e continuam nos escombros, no lixo, sem comida e água, vivendo à margem da violência de pessoas que ainda vão aos bairros para sucatear e cometem maus tratos”, disse ela.

A vereadora Teca Nelma, junto com a veterinária Dra. Evelynne Marques, também reforçaram a importância de uma política efetiva para os animais, com base na saúde única, unindo humanos, animais e meio ambiente, convivendo de forma harmoniosa. “Muito do que debatemos aqui servirá de base para a construção dessa política. Maceió não pode mais esperar. Os nossos animais estão pedindo socorro”, concluiu Teca.