Geral

Estudantes da rede estadual se destacam em Concurso de Redação da DPU

21/09/2021
Estudantes da rede estadual se destacam em Concurso de Redação da DPU

Três estudantes da Escola Estadual Santos Ferraz, no município de Taquarana, Agreste de Alagoas, foram os vencedores da categoria Ensino Médio na sexta edição do Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Nadja Kélvia dos Santos Marcolino, José Tiago dos Santos Freitas e Ronaldo Alves da Silva Filho foram, respectivamente, 1º, 2º e 3º colocados na competição.

Nadja Kelvia foi primeiro lugar. Foto: Cortesia

Voltado para estudantes de ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas de todo o país – como também adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação e adultos em situação de privação de liberdade em instituições estaduais – o concurso ocorre anualmente e visa proporcionar discussões acerca de assuntos relevantes e presentes na realidade social brasileira e mundial. Este ano, o tema foi “Entre o céu e o asfalto: onde está a dignidade da população em situação de rua”?

José Tiago foi segundo lugar. Foto: Cortesia

“Participar deste concurso me permitiu absorver conhecimentos importantes para o Enem e me motivam para continuar estudando e me dedicando. Sou muito grato por esta experiência”, afirma Ronaldo Alves. “Agradeço ao professor Guilherme por nos convidar para participar do Concurso de Redação da DPU, o que me impulsionou a aprimorar meus saberes”, declara José Thiago.

“Estou muito feliz pelo resultado e orgulhosa do caminho que percorremos para alcançar esta vitória, algo que foi possível graças ao apoio e ensinamentos do professor Guilherme e que trazem segurança para o Enem”, garante Nadja Kélvia.

Ronaldo Alves foi terceiro lugar. Foto: Cortesia

A preparação

A conquista é fruto dos preparativos para outro desafio: as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com incentivo da 5ª Gerência Regional de Educação (Gere) e apoio da gestão da escola, o professor de língua portuguesa Guilherme Henrique criou um grupo de estudos diversificado em séries diferentes, composto por alunos e ex-alunos, com aulas quinzenais e muitas experiências práticas, dentre elas, o concurso do DPU.

“A partir da criação do grupo, os alunos tiveram a chance de colocar os conhecimentos em prática, participando de diversos concursos de redação. Na Antologia de Trânsito de Alagoas, tivemos três integrantes entre os 10 primeiros colocados e suas redações serão publicadas na Antologia. Quando apresentei o concurso da DPU aos alunos, o entusiasmo era evidente. Todas essas experiências são importantes e significativas para o resultado do Enem. Na edição passada do exame, alguns conseguiram 900 pontos, uma média excelente”, relata emocionado o educador.