Geral

Documentário sobre crime histórico da Braskem em Maceió reestreia com legendas em inglês

18/09/2021
Documentário sobre crime histórico da Braskem em Maceió reestreia com legendas em inglês

Carlos Pronzato, diretor do filme, estará na capital alagoana, junto do MUVB, para um debate sobre o caso; a exibição é gratuita e acontecerá na segunda-feira (20), às 19h, no Centro Cultural Arte Pajuçara. Tradução do filme será lançada simultaneamente no YouTube do diretor / Foto: Divulgação

Na próxima segunda-feira (20), o cineasta argentino Carlos Pronzato estará em Maceió ao lado das lideranças do Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) para a reestreia do documentário “A Braskem passou por aqui: a catástrofe de Maceió” — agora, legendado em inglês. Prevista para acontecer a partir das 19h, com entrada gratuita, no Centro Cultural Arte Pajuçara, a exibição do longa-metragem, que já foi assistido por quase 40 mil pessoas no YouTube, será sucedida de um bate-papo com o diretor e os membros do MUVB, que vislumbram a possibilidade de repercutir internacionalmente o maior crime socioambiental em curso no planeta. A entrada acontecerá por ordem de chegada e as salas estarão limitadas a 80 lugares em função da pandemia.

Carlos Pronzato e Alexandre Sampaio, respectivamente, em pré-estreia do documentário na cidade de São Paulo / Foto: Divulgação

“Com a reestreia do documentário, nós queremos abrir os olhos e os ouvidos de muita gente ao redor do mundo que não tem consciência do que está se passando em Maceió”, declara Carlos Pronzato. A pré-estreia do filme aconteceu em São Paulo apenas para a imprensa e alguns acadêmicos. Em poucas semanas, a cidade de Maceió — mais especificamente, o bairro do Pinheiro — recebeu a estreia do longa-metragem, da qual Pronzato não pôde participar. Por isso, o evento do próximo dia 20, segundo ele, é uma oportunidade entusiasmante. “Esse dia vai ser muito importante para mim, porque vou poder ver o público reagindo ao filme pela primeira vez e também vou conseguir rever os grupos que lutam pela preservação da dignidade humana de cada um dos atingidos por essa catástrofe.”

Alexandre Sampaio, presidente da Associação dos Empreendedores no Pinheiro e Região Afetada e membro do MUVB, também participará do bate-papo na segunda-feira. Ele conta que já havia uma demanda pela veiculação do filme em outras línguas. “Alguns cientistas, pesquisadores, ativistas e jornalistas de outros países sentiram falta de legendas em inglês, pois, assim, o crime da Braskem poderia ser melhor estudado ao redor do mundo”, informa. Sampaio também atenta para o lançamento on-line do longa-metragem traduzido, que é a estratégia final para internacionalizar o Caso Braskem. “Na próxima segunda, o público já poderá, também, assistir ao documentário legendado no canal do Carlos Pronzato no YouTube.”