Geral
Posto para emissão de RG reabre na Casa de Direitos no Jacintinho


População pode fazer agendamento de forma presencial ou pelos telefones 3315-8210 e 98804-5062
O posto de atendimento do Instituto de Identificação para emissão de primeiras e segundas vias de RG voltou a funcionar, nesta quarta-feira (21), na Casa de Direitos de Maceió, no bairro do Jacintinho.
O atendimento no local estava suspenso desde o início da pandemia, em março de 2020. Segundo o superintendente do Instituto de Identificação de Alagoas, Anízio Amorim, a reabertura do posto do Instituto de Identificação na Casa de Direitos, pós pandemia, era um desejo antigo.
“Além disso, era uma reivindicação da população, pela sua localização, capacidade e comodidade de atendimento. Agora, com o retorno das atividades iremos garantir mais um direito à população, já que a cidadania começa com a carteira de identidade,” disse Anízio Amorim.
O atendimento é feito após agendamento, que pode ser feito tanto de forma presencial, na Casa de Direitos, ou pelos telefones 3315-8210 e 98804-5062 (whatsapp).
Uma das primeiras pessoas a serem atendidas no local foi a moradora do Jacintinho, Rosenilda dos Santos, de 43 anos. Para ela, a abertura do posto facilitou demais a retirada da sua segunda via de RG. “Eu vi passando no jornal que ia reabrir aqui na Casa de Direitos e corri logo para agendar, já que nos outros lugares estava com uma espera grande devido a alta procura. Foi maravilhoso abrir aqui perto, no bairro onde moro”, enfatizou.
De acordo com o superintendente de Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania da Seprev, Charles Oliveira, a disponibilização da unidade do Instituto de Identificação na Casa de Direitos faz parte das ações de aproximação do cidadão com seus direitos.
“Trabalhar com o acesso à justiça e à cidadania é de extrema importância no processo de prevenção à violência e redução dos conflitos. Esta ação contempla totalmente a missão da Seprev e da Casa de Direitos”, enfatizou Charles Oliveira.
A primeira via da carteira de identidade é gratuita, e a segunda via custa apenas R$ 28,11 (vinte e oito reais e onze centavos). Como o sistema é on-line, o solicitante não precisa levar fotos, tanto as imagens como as assinaturas serão capturadas digitalmente, o que trará agilidade no atendimento aos usuários do serviço.
A Casa de Direitos funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizada na praça do Mirante do Jacintinho, em Maceió.
Mais lidas
-
1TRANSPORTE
Arapiraca inicia obras do VLT com investimento de R$ 200 milhões
-
2ELEIÇÃO ESMAGADORA
Com ampla vitória, Ronaldo Medeiros assume comando do PT em Alagoas e promete renovação partidária
-
3COMPARECEU EM MASSA
PT realiza eleição interna com forte disputa em Alagoas e mobilização histórica em Palmeira dos Índios
-
4TRAVOU
Indicação ao STJ emperra por impasse político entre Lula, Lira e JHC, aponta colunista
-
5ELEIÇÃO TRANQUILA
Silvano Vieira é eleito presidente do PT em Rio Largo; chapa estadual de Ronaldo Medeiros também vence no município