Geral

Educadores aproveitam férias de julho para se inscrever no Prêmio Professor Transformador

21/07/2021
Educadores aproveitam férias de julho para se inscrever no Prêmio Professor Transformador

Recesso no mês de julho pode ser aproveitado para que o professor faça, com calma, a sua inscrição no Prêmio, que visa reconhecer projetos de Educação Transformadora

A organização do Prêmio Professor Transformador, promovido em conjunto pelo Instituto Significare, Bett Educar e Base2Edu, com o objetivo de valorizar e divulgar práticas de professores que estão contribuindo para transformar a Educação brasileira, sugere aos professores do ensino básico que desenvolvem projetos com seus alunos que aproveitem o mês de julho para se inscrever, com tranquilidade, no Prêmio. As inscrições estão abertas até 1 de dezembro de 2021 e podem ser feitas gratuitamente a partir do site.

Podem se inscrever no Prêmio Professor Transformador 2021 educadores que lecionam no Ensino Básico (que compreende os níveis Infantil, Fundamental I e II e Médio) em todo o País, tanto em escolas públicas quanto privadas. Os projetos inscritos podem ter sido desenvolvidos em 2021 ou anos anteriores e devem levar em consideração a aplicação das competências estabelecidas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Segundo o Professor Wellington Cruz, presidente do Instituto Significare, a expectativa é que a segunda edição do Prêmio Professor Transformador revele a criatividade dos educadores em levar adiante a sua tarefa de ensinar, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. “Ainda estamos em um período desafiante para professores e alunos, que está sendo superado com iniciativas criativas, colaboração e um forte desejo de transformar a Educação no Brasil”, explica. “O Prêmio, que está na sua segunda edição, existe para divulgar práticas e educadores inovadores que Inspiram outros educadores de todo o Brasil”, completa.

Os educadores podem inscrever seus projetos em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Confira outras informações referentes ao Prêmio Professor Transformador 2021:

• Avaliação pedagógica para todos os projetos inscritos: independente do avanço ou não às etapas classificatórias, todos os projetos inscritos receberão avaliação pedagógica feita por especialistas da organização do Prêmio.

• Inserção de projetos no Banco de Práticas: a edição de 2021 do Prêmio Professor Transformador vai inserir um maior número de projetos pedagógicos no Banco de Práticas do Instituto Significare, espaço que reúne informações detalhadas sobre iniciativas que estão fazendo a diferença na construção de uma Educação Transformadora no Brasil. Agora, os projetos escolhidos na etapa de pré-seleção já passam a integrar o Banco de Práticas, independente de futura classificação ou premiação.

• Possibilidades de reconhecimento ampliadas: no Prêmio Professor Transformador 2021, não apenas os educadores que chegarem às etapas finais serão reconhecidos. Os autores dos 350 projetos que obtiverem melhor pontuação vão receber o “Selo Digital Professor Transformador” e ainda poderão indicar uma liderança de suas escolas para receber o Certificado “Liderança Transformadora”, além de também terem seus projetos inseridos no Banco de Práticas do Instituto Significare.

• Premiação para finalistas e vencedores: cada categoria do Prêmio Professor Transformador 2021 terá três finalistas. Os segundos e terceiros colocados em cada uma delas receberão R$ 2.500,00, troféu e a oportunidade de apresentar seus projetos na edição de 2022 da Bett Educar. Já os vencedores em cada categoria serão premiados com R$ 7.000,00, troféu, participação na Bett Educar 2022, divulgação do projeto vencedor em matéria especial para veiculação na mídia e o Certificado “Escola que acredita na transformação pela Educação”.

O regulamento completo e outras informações sobre o Prêmio Professor Transformador 2021 podem ser consultados no site.

Os professores interessados também podem acessar um tutorial que explica o passo a passo do processo de inscrição acessando o link.

Sobre o Instituto Significare

O Instituto Significare surgiu com o objetivo de promover e estimular o desenvolvimento de práticas de Educação Transformadora, por meio de iniciativas como o Prêmio Professor Transformador.