Alagoas

Vida Nova nas Grotas é selecionado para maior guia de arquitetura e urbanismo do país

11/06/2021
Vida Nova nas Grotas é selecionado para maior guia de arquitetura e urbanismo do país

Principal referência na área, Guia IAB para Agenda 2030 será lançado no 27° Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos, no RJ, em julho. Foto: Márcio Ferreira

O Vida Nova nas Grotas segue ganhando destaque em âmbito nacional e internacional. Desta vez, o programa do Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat foi selecionado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que reuniu e selecionou 51 projetos arquitetônicos e planos urbanísticos que colaboram com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para compor a 2ª Edição do Guia IAB para Agenda 2030.

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de que os países-membros somassem esforços para o cumprimento das metas estabelecidas. As metas vão desde cidades e comunidades sustentáveis, passando por consumo e produção responsáveis, bem como combate à fome e às mudanças climáticas.

A comissão selecionadora foi formada por 15 profissionais que analisou, às cegas, todos projetos inscritos e escolheram três deles para cada ODS. O programa Vida Nova nas Grotas foi selecionado para integrar a categoria “Paz, Injustiças e Instituições Eficazes” da segunda edição do guia que, desde 2020, reúne uma seleção de projetos de arquitetura e planos urbanísticos do Brasil, e traz uma pequena e significativa amostra do compromisso dessa categoria com os objetivos estipulados pela ONU.

O lançamento e apresentação da 2ª Edição do Guia IAB para Agenda 2030 se dará durante o 27° Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos, o maior evento mundial da arquitetura e do urbanismo que, pela primeira vez, será no Brasil, no Rio de Janeiro. O Congresso é um evento que debate o futuro das cidades e a cidade do futuro, reunindo os mais expoentes nomes da arquitetura e do urbanismo para analisar o panorama global e questões locais, formular propostas e apresentar soluções para melhoria da qualidade de vida e para um mundo mais justo e sustentável.

O secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, afirma ser uma honra participar de um projeto tão importante para Alagoas, principalmente por promover a integração social e territorial, melhorando a qualidade de vida dos moradores de grotas.

“Recebemos com muita alegria e satisfação mais esse reconhecimento do programa Vida Nova nas Grotas, que já contabiliza dois prêmios internacionais, além de uma apresentação no Fórum Mundial das Cidades de 2020, realizado pela ONU em Abu Dahbi, e de ter recebido uma menção honrosa pelo CAU-AL [Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Alagoas] logo no início do programa”, disse.

“O programa traz dignidade e inclusão social, elevando a autoestima das pessoas que moram nesses locais. Esse reconhecimento chega em boa hora, no momento em que entramos na reta final da meta proposta, tendo já atingido 71 grotas das 100 existentes na capital”, concluiu.

Reconhecimento Internacional

Em 2019, o Vida Nova nas Grotas venceu o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já em novembro de 2020, o programa foi vencedor do prêmio World Smart City Awards na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, devido ao seu impacto na vida dos moradores das grotas da capital alagoana, reafirmando o sucesso da parceria entre o Governo do Estado e a ONU-Habitat.