quinta-feira, 24 de junho de 2021

Notícias

In:

Sedetur entrega refrigeradores para cooperativa de frutas em União dos Palmares

Por Cecília Tavares e Waldson Costa

Equipamentos vão ajudar na comercialização de polpas de frutas da Coopervale

O Governo de Alagoas entregou, através do Programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), refrigeradores que serão utilizados para o armazenamento da produção de polpas de frutas da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mundaú (Coopervale),  em União dos Palmares.

A solenidade de entrega, que aconteceu nesta sexta-feira (11), na sede da Coopervale, contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, e do prefeito de União dos Palmares, Henrique Vilela.

“Os equipamentos que chegam aqui hoje são para incentivar ainda mais a agricultura familiar. O governo do Alagoas entende que é desta forma que se desenvolve as regiões e o estado. Por isso, que há ações que vão da oferta de crédito para pequenos produtores ao desenvolvimento de políticas de estímulo ao crescimento”, pontuou Marcius Beltrão.

Ao receber os freezers, a cooperada Edjane Justino afirmou que os equipamentos são fundamentais para que a Coopervale amplie a comercialização dos produtos.

“Pensamos muitas vezes que a gente ia fechar. Nessa pandemia tudo ficou mais difícil. Mas não fechamos porque recebemos ajuda do Estado e hoje vendemos para prefeitura. Somos gratos,  porque é com esse dinheiro que pagamos as contas. São por ações como essas de hoje que podemos continuar trabalhando”, afirmou  Edjane.

A Coopervale é formada por 52 cooperados, que trabalham com frutas in natura -laranja lima, maracujá, abacaxi, além do beneficiamento de polpas de frutas de acerola, graviola, manga, maracujá, coco, caju, cajá, goiaba, pitanga, abacaxi e açaí. O trabalho da Cooperativa impacta, em média, 260 pessoas.

O Alagoas Maior

Coordenado pela Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado – Serrana dos Quilombos, Agreste, Sertão – e abrange cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

As ações do Alagoas Maior são desenvolvidas em 30 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.


Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *